Alecrim, bálsamo, lavanda, incenso, erva doce e diversas outras plantas medicinais fazem parte da horta comunitária da Estratégia de Saúde da Família -ESF do bairro Santa Rosália/Santana.
O paciente e morador do bairro, senhor Nestor Domingues, aos 91 anos, cuida da horta com todo cuidado e carinho há pelo menos 05 anos. Pneus, garrafas pet e restos de madeira ajudaram a compor o cenário da horta.
A apoiadora da Atenção Básica, Daiana Clélia de Morais destacou a importância do vínculo entre paciente e unidade. “Acho super legal ele poder ajudar e participar dessa ação dentro a Unidade. O vínculo entre unidade e usuário é muito importante e impacta positivamente nas ações realizadas no local.
Além das plantas medicinais, o local conta também com uma plantação de diversas flores que embeleza ainda mais a unidade.
A Enfermeira, Renata Juliana Machado contou como o senhor Nestor ajuda a cuidar das plantas. “Ele sempre foi conhecido no bairro por gostar de plantas, logo que viu o espaço na ESF já se prontificou a plantar flores no jardim e a cuidar das plantas medicinais, todos os dias ele vem para aguar, plantar, capinar e zelar pelo espaço, somos muito gratos a ele pela dedicação. Criamos um vínculo muito forte, senhor Nestor é parte da nossa equipe.”
A unidade do bairro Santa Rosália atende cerca de 7.702 pessoas. As plantas ficam disponíveis para toda a população e os interessados em ter as plantinhas em casa podem até levar uma muda para sua residência.
*Informações: Prefeitura de Poços de Caldas