O descarte dos materiais perfurocortantes e contaminados utilizados no tratamento domiciliar do diabetes, como seringas, agulhas, lancetas, tiras de glicemia, devem ser descartados em coletores ou recipientes específicos.
O descarte inadequado, como no lixo doméstico comum, pode contaminar o meio ambiente e ferir os profissionais responsáveis pela coleta de resíduos. No caso da ausência do coletor, deve-se adotar o uso de um recipiente caseiro com características semelhantes: material rígido e inquebrável, resistente à perfuração, de boca larga e tampa.
Em relação ao descarte destes recipientes, quando estiverem cheios, devem ser entregues no PSF do seu bairro ou na farmácia do município.
Pensando nisso, a administração do Hospital Margarita Moralles disponibilizou um recipiente próprio para os usuários do hospital realizarem o descarte correto desses materiais.
Confira alguns cuidados que devem ser levados em consideração:
- Manter o recipiente de descarte em local seguro, longe do alcance de crianças e animais.
- Nunca descartar seringas, agulhas e lancetas no lixo comum ou em lixo reciclável.
- Nunca jogar o material no vaso sanitário.
A Coordenadora da Divisão Administrativa do Hospital, Maria Mendes falou sobre o objetivo do Hospital. “Nosso objetivo é reforçar os cuidados com o descartes dos materiais perfurocortantes ( seringas, agulhas tiras de aparelhos de glicemia e lancetas) usados no tratamento domiciliar do diabetes. Estes materiais não devem ser descartados no lixo comum porque trazem prejuízos ambientais e também riscos de contaminação aos colaboradores da coleta seletiva.”
*Informações: Prefeitura de Poços de Caldas