Evento será realizado no Espaço Cultural da Urca no Dia da Luta Antimanicomial
Na próxima quarta-feira (18), para ressaltar a necessidade de se lembrar da Luta Antimanicomial, a secretaria de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, promoverá o II Encontro sobre Saúde Mental em Poços. O evento acontecerá no Espaço Cultural da Urca, das 08h às 15h30, e será aberto a toda população.
A Luta Antimanicomial (contra os manicômios) é a luta pela mudança da lógica de que sempre é necessário internar os casos de sofrimento mental grave. Mas na verdade precisa ser a última opção, ou nem sequer uma opção a ser cogitada.
Antigamente, embora não tão antigamente assim, a forma de se lidar com os casos de sofrimento emocional era muito diferente de hoje. A principal opção que se adotava era a internação em hospitais psiquiátricos. Só que não era para tratar da pessoa, fazer ela se sentir melhor: era para excluí-la do convívio com a comunidade e trancá-la, e de preferência pra não voltar mais.
Um fato da história muito marcante e sempre lembrado é o chamado “holocausto brasileiro”, onde cerca de 60 mil pessoas foram mortas num manicômio em Barbacena – MG, desde o início do Século XX até os anos 1970. Pessoas que eram trancafiadas em espaços extremamente precários, submetidos ao descaso e à desumanidade.
O psicólogo e referência técnica do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II – Girassol, Rafael Carlos Neofiti ressalta a necessidade de se lembrar da Luta Antimanicomial. “Precisamos lembrar que é um fato que não está tão longe assim historicamente; ou seja, há ainda muitas ideias que precisam mudar na população a respeito do que é o tratamento em Saúde Mental.”
O evento será voltado a toda a comunidade e profissionais envolvidos na atenção às pessoas em sofrimento psíquico, e tem o intuito de fazer com que todos conheçam um pouco mais de toda a Rede do SUS responsável diretamente neste cuidado e que todos possam trazer suas contribuições na construção novos olhares.
O credenciamento será feito no dia do evento a partir das 08h, logo depois acontece a abertura, seguida pela palestra ministrada pelo Psiquiatra, Dr. Adnei Pereira de Moraes. Logo depois acontece a apresentação dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial de Poços, seguido por um debate sobre a temática.
Depois do intervalo para o almoço, acontecerá uma apresentação artística dos usuários dos serviços e o encerramento acontece por volta das 15h30.
Confira os serviços ofertados pelo município para o tratamento da saúde mental de acordo com o grau de sofrimento mental do paciente:
CAPS II Girassol
Tratamento de adultos em sofrimento mental grave.
Horário de Funcionamento: 7h às 17h
Endereço: Rua Ouro Preto, 156, Jardim dos Estados
Telefone: 3715 9158
CAPS AD
Tratamento de pessoas em uso nocivo de álcool e outras drogas.
Horário de Funcionamento: 8h às 18h
Endereço: Rua Paraíba, 200, Centro
Telefone: 3697 2249
CAPS I Despertar
Tratamento de crianças e adolescentes em sofrimento mental grave.
Horário de Funcionamento: 8h às 18h
Endereço: Avenida David Benedito Otoni, 794, Jardim dos Estados
Telefone: 3697 2223
Unidades Básicas de Saúde
Tratamento para casos de sofrimento mental/emocional leve ou estável.
*informações Secom Prefeitura