II Encontro sobre Saúde Mental reforça a importância da Luta Antimanicomial
Marcando o dia da Luta Antimanicomial, referenciado no dia 18 de maio, aconteceu hoje o II Encontro Sobre Saúde Mental, organizado por meio da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais.
A abertura do evento foi marcada por falas emocionantes que ressaltaram a importância da Luta Antimanicomial, o tratamento adequado dos sofrimentos mentais e o acolhimento dos pacientes.
O secretário Municipal de Saúde, Carlos Mosconi, participou da cerimônia de abertura e falou sobre a assistência prestada no município. “Gostaria de aproveitar esse momento para parabenizar o trabalho de todos os profissionais da saúde realizado durante a pandemia da Covid-19. Queria ressaltar também que o Dr. Adnei Pereira de Moraes que está presente hoje, foi fundamental para a reforma política de Saúde mental no Brasil. Em Poços temos uma assistência muito boa aos variados níveis de sofrimentos mentais, o que dá segurança aos que necessitam de atendimento, além de contar também com um hospital de referência para esse público.“
Durante a fala da apoiadora da Atenção Básica, Heloísa de Moura Lessa Barroso foi feita uma relação sobre o barulho do destrancar do cadeado e do ranger da porta abrindo como sinal de liberdade. “Tentem escutar esse barulho, é o barulho para a abertura para novas perspectivas de acolhimento e tratamento. É com determinação, garra e atitude que lembramos esse dia 18 de maio. Um dia que marcou a conquistas de novos ares, de novas redes e da liberdade de ser e de pertencer.”
O psiquiatra Dr. Adnei Pereira de Moraes abriu as apresentações fazendo uma palestra contextualizando o trajeto para construção do Sistema Único de Saúde e a importância do cuidado com a saúde da saúde mental.
Após a palestra, os integrantes de todos os equipamentos que compõe a Rede de Atenção Psicossocial de Poços (RAPS) apresentaram o trabalho realizado por cada um na cidade, sendo eles: CAPS II – Girassol, CAPS AD, CAPS I – DESPERTAR, Consultório na Rua, Atenção Primária, Rede de Urgência e Emergência, Hospital Santa Lúcia e Unidade de Acolhimento.
Logo após, foi realizado um debate com todos os atores da RAPS. Seguido por apresentações artísticas dos usuários dos serviços e entrega de brindes.
Também participaram da mesa do evento o vice-prefeito Júlio César de Freitas, a secretária-adjunta de Saúde, Rosilene Faria, e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gláucia Aparecida Costa Boaretto, servidores da Secretaria de Saúde e Promoção Social e estudantes.
*informações Secom Prefeitura