Ocorrência começou na madrugada deste domingo (16). Ninguém ficou ferido. Bombeiros de três cidades foram mobilizados.
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma empresa de lubrificantes de Piracicaba (SP) na madrugada deste domingo (16). O fogo teria começado em um caminhão estacionado no local e carregado com óleo diesel, segundo o chamado recebido pelo Corpo de Bombeiros, e se espalhou pela empresa e por um canavial. Ninguém ficou ferido.
De acordo com a corporação, a ocorrência foi por volta das 3h na distribuidora West Brasil. Dez viaturas foram mobilizadas para o combate às chamas, incluindo apoio de cidades vizinhas, como Limeira (SP) e Santa Bárbara (SP).
“[Fogo se espalhou] bem rápido, até por se tratar de uma empresa com bastante óleo lubrificante, combustíveis. Já pegou alguns reservatórios de óleo e se propagou rapidamente. Bastante óleo, acabou escorrendo para propriedades vizinhas”, disse o capitão dos Bombeiros de Piracicaba, Fábio Henrique Giovani.
A plantação de cana-de-açúcar afetada fica na Rodovia Margarida da Graça Martins (SP-135), na altura do bairro Conceição, que precisou ser interditada para o trânsito. De acordo com a Polícia Rodoviária, a pista foi interditada às 5h40, mas há desvios para os motoristas antes no local e não foi registrado trânsito.
Contenção para óleo derramado
Defesa Civil, CPFL e representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) estão dando apoio na ocorrência. Uma contenção precisou ser feita para evitar que o óleo derramado da distribuidora afetasse mais áreas do entorno, segundo o capitão dos Bombeiros.
“O óleo, como ele atingiu a parte do solo dos terrenos vizinhos, está sendo feita a contenção desse óleo junto com a terra e devolvendo aqui para a empresa depois dar destino nesses resíduos do incêndio”, completou o capitão.
Diretor da Defesa Civil de PIracicaba, Odair Melo disse que cinco máquinas da prefeitura e também da empresa e de fazendeiros no entorno auxiliaram no trabalho de contenção, diante da contaminação do solo.
O barracão da empresa foi totalmente destruído, e uma análise mais detalhada será feita quando terminar o trabalho do rescaldo, segundo Melo.
Focos e rescaldo
A caminho do local, a reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, registrou uma extensa coluna de fumaça nesta manhã.
O fogo foi controlado por volta das 8h, mas os bombeiros seguiam no combate a focos e iniciaram trabalho de rescaldo até o fim da manhã. Fizeram revezamento de equipes e 21 profissionais trabalharam na área durante o dia.
Distribuidora tem 18 anos no mercado
A estrutura da West Brasil foi totalmente afetada. Representantes da companhia não quiseram gravar entrevista, mas disseram à reportagem da EPTV que estão muito abalados com todas as perdas.
A distribuidora mantinha uma unidade neste local do incêndio há dez anos. São cerca de 200 funcionários; somente o vigia estava no local quando o fogo começou. Ele não se feriu.
Os proprietários não sabem dizer ainda o que pode ter provocado o início das chamas que consumiram a área da companhia. Eles aguardam a realização da perícia no local.