Leia a íntegra do Comunicado e reveja o vídeo que circulou pelas redes sociais ao final dessa reportagem
Depois do susto que moradores da região do Centro de Imagens Integradas (CIIM), no alto da Avenida Dr. David Benedito Otoni, no Jardim dos Estados, em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, tiveram na noite de ontem, 13, com forte explosão seguida de grande quantidade de fumaça, a clínica divulgou um comunicado na tarde deste sábado, 14, para esclarecer o incidente.
A reportagem do Alô Poços também buscou informações sobre o que teria ocorrido e conforme foi apurado, a clínica CIIM, que é referência em Poços de Caldas e região no diagnóstico por imagem, dispõe de diversos equipamentos de alta tecnologia, dentre eles, aparelhos de ressonância e de ultrassom.
Na noite da sexta-feira, 13, técnicos realizavam manutenção em um desses equipamentos e, mesmo que raro, pode ocorrer o vazamento de gás que é utilizado para a operação da máquina. No caso específico, ocorreu de o equipamento registrar o vazamento de gás hélio pela válvula de escape que tem saída pelo telhado da clínica – daí a razão para o estouro que se ouviu, lançando uma nuvem de material inerte que foi confundida com fumaça de possível incêndio, provocando o acionamento do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar que estiveram no local e constataram não haver nenhum problema e ou risco, tanto ao imóvel quanto, e principalmente, aos vizinhos da clínica.
Ainda de acordo com o apurado pela reportagem do Alô Poços, o gás hélio é utilizado para a refrigeração do equipamento. Há cada 60, 90 dias, o aparelho passa por manutenção preventiva e pode ocorrer a necessidade de liberação do excedente desse gás hélio, que não oferece nenhum risco para as pessoas ou para o meio ambiente.
Leia, abaixo, a íntegra do Comunicado da CIIM divulgado na tarde deste sábado, 14, e, na sequência, assista ao vídeo que circulou pela internet momentos após o estouro e o lançamento da nuvem de gás hélio na noite da sexta-feira, 13: