Problemas nas vias aéreas, como alergias e gripes, são mais comuns nesta época do ano. Especialista ensina o que fazer para evitá-los
Sensação de garganta arranhando, coceira na pele e nariz sangrando são sintomas comuns nessa época do ano. A baixa umidade do ar é uma das características do inverno, estação do ano que começa no final de junho e vai até o fim de setembro no Brasil.
O contexto climático se torna propício para uma série de problemas respiratórios, sejam quadros alérgicos ou infecções. A otorrinolaringologista Márcia Dias Voltolini, da clínica OtorrinoDF, sugere algumas mudanças na rotina para amenizar os efeitos da seca na saúde.
Confira as dicas da especialista:
1. Reforce cuidados de saúde
“Para evitar doenças respiratórias, a gente precisa cuidar do corpo como um todo. Sono de boa qualidade, alimentação equilibrada, gerenciamento do estresse e atividades físicas moderadas pelo menos três vezes na semana devem ser hábitos”, detalha.
2. Mantenha a casa limpa
“Para os alérgicos, isso é fundamental. O clima seco mantém as partículas de suspensão no ar, por isso, devemos dobrar os cuidados com a limpeza da casa. Passar pano úmido nos móveis e no chão e evitar acúmulo de objetos são medidas essenciais”, afirma.
“Tapetes, almofadas e caixas de papelão devem ser evitados no quarto, pois favorecem o acúmulo de ácaros”, completa Márcia.
3. Lave as roupas antes de usar
“Muitas vezes deixamos as roupas de frio guardadas por muito tempo dentro do armário. Antes de usar, é importante lavar as peças, isso evita o contato com alérgenos”, destaca a otorrinolaringologista.
4. Limpe o nariz com soro fisiológico
“Lavar o nariz com soro fisiológico diariamente é muito importante. A hidratação das vias aéreas previne infecções, como a Covid e a gripe”, diz a especialista.
*Fonte: Metrópoles