Uma intensa chuva de granizo assustou moradores e deixou estragos na cidade de São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, nesta segunda-feira (3). Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, 22 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas em decorrência da tempestade no município.
Até o momento, o órgão estadual não recebeu informações de óbitos ou feridos, apenas danos materiais. Os desabrigados estão sendo encaminhados para centros comunitários e escolas disponibilizadas pela Prefeitura Municipal.
“A Defesa Civil de Minas Gerais está presente no local em apoio à população afetada, inclusive enviando ajuda humanitária aos necessitados”, informou, em nota. As cidades mineiras de Ponte Nova, Barbacena, Bambuí, Três Corações e Rio Pomba também registraram queda de granizo durante a tarde de hoje.
Nesses locais, por enquanto, não houve registro de desabrigados ou desalojados. “A Defesa Civil de Minas Gerais está acompanhando os eventos climáticos e apoiando os municípios afetados”, acrescentou o órgão.
Granizo atrapalha trânsito
Vídeos registrados por moradores de São Gonçalo do Sapucaí mostram que um trecho da BR-381 ficou completamente branca por conta do granizo. Segundo a concessionária responsável pela via, o fluxo no local ficou lento durante a tarde (veja aqui).
Ao BHAZ, o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Claudemir de Azevedo explica que o fenômeno é relativamente comum na primavera. Dessa forma, por conta do calor e da alta umidade, o ar fica mais instável e a formação de granizo se torna propícia.
A previsão é de chuva forte até amanhã na região Sul do estado, no Campo das Vertentes, Zona da Mata, Oeste e Central. Não é possível afirmar por ora, mas há chances de chova granizo até mesmo aqui, na região metropolitana de Belo Horizonte.