Nova pesquisa do instituto Ipec divulgada na noite de ontem (6) aponta para uma redução na distância percentual entre os candidatos ao Governo de Minas Romeu Zema (Novo) e Alexandre Kalil (PSD). Segundo o levantamento, o atual mandatário soma 47% das intenções de voto no primeiro turno, 3% a mais que na última pesquisa realizada pelo instituto.
Já Kalil subiu sete pontos percentuais: o candidato pedetista agora soma 31% das intenções de voto. Já os candidatos Cabo Tristão (PMB) e Lourdes Francisco (PCO), que tinham 1% no último levantamento, não pontuaram.
A pesquisa, encomendada pela TV Globo, ouviu 1.504 pessoas nos dias 3 a 5 de setembro em 81 cidades de Minas Gerais. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG‐02838/2022.
Na pesquisa Ipec divulgada hoje os candidatos Cabo Tristão (PMB), Indira Xavier (Unidade Popular) e Lourdes Francisco (PCO) não pontuaram. Na rodada anterior, Cabo Tristão e Lourdes Francisco tinham 1% dos votos.
Em um possível segundo turno, ainda na pesquisa estimulada, Zema aparece com 52% e Kalil com 34%. Brancos e nulos somaram 9%, enquanto “não souberam responder” são 6%.
Já na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são citados, Zema surge com 32%, Kalil com 20% e Carlos Viana com 1%. Outras respostas também somaram 1%, enquanto “não sabe” chegou a 35% e “em branco, nulo ou nenhum” registrou 10%.
Nesta modalidade, Cabo Tristão (PMB), Indira Xavier (Unidade Popular), Lorene Figueiredo (PSOL), Lourdes Francisco (PCO), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU) não pontuaram.