Cota única ou primeira parcela deve ser paga em julho
Em breve os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) começam a ser distribuídos pela Prefeitura de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, que, diferente do ano passado, virá com valor corrigido em 11,07% sobre o que foi cobrado no ano passado.
A correção está prevista no Decreto nº 13.985, assinado pelo prefeito Sérgio Azevedo e pelo secretário Municipal da Fazenda, Alexandre Lino, publicado na edição do Diário Oficial do Município da última sexta-feira, 20.
De acordo com o Decreto, o percentual corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no período entre novembro de 2020 e outubro de 2021.
Em março desse ano, o Alô Poços antecipou, com exclusividade, durante entrevista com o secretário Alexandre Lino, na reportagem intitulada “exclusivo-iptu-2022-podera-pago-via-pix-a-partir-de-julho/”, que a Administração Municipal estudava promover reajuste do imposto.
Na oportunidade, o secretário antecipou que o IPTU teria reajuste. “Deverá ter a correção do valor, um ajuste da inflação, porque no ano passado (2021) não teve por questão da pandemia, e para 2023 a gente vai sentar para avaliar e ver se mantém”, justificou.
A expectativa da Administração Municipal é arrecadar R$ 48 milhões com o IPTU 2022. A cota única, com desconto de 5%, ou a primeira de seis parcelas vence em julho. A novidade fica por conta da possibilidade de se fazer o pagamento via Pix.
Em março, quando o secretário conversou com o Alô Poços, ele também explicou o motivo de o imposto ser cobrado a partir de julho, lembrando que no ano passado a Administração Municipal fez um primeiro teste. “Foi bem recebido pelo contribuinte, até porque, no primeiro semestre a gente sempre tem o IPVA [Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor]. No ano passado nós fizemos assim para ver o comportamento do contribuinte e foi bem aceito. Esse ano nós vamos repetir. A primeira parcela ou conta única será paga em julho, serão seis parcelas, de julho a dezembro.”
De acordo com as informações, a cota única ou a primeira parcela do IPTU 2022 vencerá após o quinto dia útil de julho, o mesmo acontecerá para quem preferir parcelar a quitação do imposto nos meses subsequentes.