Aditivo contratual venceu no último dia 22 e laboratório deve voltar a atender em agosto
Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) têm utilizado as redes sociais para reclamar da falta de atendimento em laboratório contratado pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, que suspendeu o acolhimento na última semana.
Em áudio no WhatsApp, uma senhora demonstra sua indignação de ter levantado cedo e ido até o laboratório. “Eu fui hoje [ontem (06)] para fazer os exames. Eles não avisam, não falam nada. Cheguei lá disseram que não vão fazer nesse mês de julho. Como assim? A Prefeitura tem dinheiro para jogar fora, fazer show. E a saúde, como fica? Como que a gente faz, a gente que é da classe pobre. Não tem como. Fui lá naquela Policlínica [UPA – Unidade de Pronto Atendimento], cheio de Covid. Como que a gente chega lá para fazer um exame?”, reclama a senhora.
De acordo com o Terceiro Termo Aditivo ao contrato n° 222/20 – inexigibilidade n° 003-SMA/19 sobre Contrato de credenciamento de empresa especializada em prestação de serviços de Análises Clínicas em procedimentos Laboratoriais, assinado entre a Prefeitura e o laboratório, o contrato foi encerrado no dia 22 do mês passado.
A reportagem do Alô Poços procurou a Secretaria Municipal de Saúde para obter melhores informações e, de acordo com a Assessoria de Comunicação, trata-se de “apenas uma regularização contratual. Este laboratório voltará a prestar serviços no próximo mês. Portanto, nenhum paciente está sem atendimento, o município conta com outros laboratórios para essa assistência”.