Após COP27, petista passa por Portugal para encontro com presidente e primeiro-ministro do país europeu
Durante agenda de diplomacia, apoiadores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surpreenderam o político durante almoço em restaurante em Lisboa nesta sexta-feira (18/11).
O público ovacionou o petista, que saiu à rua para cumprimentá-lo, com canções que o colocam como “guerreiro do povo brasileiro”.
Confira o momento em que apoiadores encontraram Lula nas ruas de Lisboa.
Lula se prepara para dois encontros com lideranças de Portugal que ocorrerão nesta sexta: um com o presidente português Marcelo Rebee e a outra com o primeiro-ministro do país, António Costa.
A agenda dá continuidade aos compromissos internacionais do petista, depois da sua participação na COP27 em Sharm el-Sheikh, no Egito.
COP27
Lula deixou a 27º Conferência do Clima das Nações Unidas no começo do dia, após declarações que criticavam o desempenho brasileiro em pautas ambientalistas no último governo.
Após fazer declarações públicas sobre o desejo de receber a COP30 na Amazônia e sobre a falta de compromisso de grandes potências em ajudar países em desenvolvimento a cumprir as metas de sustentabilidade, Lula também foi ovacionado pelo público. “O Brasil voltou”, ecoou a plateia depois do primeiro discurso do presidente.
Em Portugal
Agora, o presidente eleito segue a agenda internacional em Portugal para tentar uma reaproximação com o país, com quem o Brasil não tem cúpula desde 2016. Antes mesmo do segundo turno das eleições deste ano, o primeiro-ministro português António Costa declarou apoio ao petista nas redes sociais e sinalizou interesse em estreitar laços com o futuro governo.
“Um Brasil que participe das grandes causas da humanidade, para combater a desigualdade, lutar pela saúde, para enfrentar as alterações climáticas. O Brasil e o mundo precisam de Lula da Silva”, declarou Costa em vídeo publicado nas redes sociais do petista.
A expectativa é que, com o encontro, Lula consiga o apoio de Portugal na pauta de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.
*Informações e Imagens: Metrópoles