O primeiro turno das Eleições 2022 será no próximo domingo, quando 156 milhões de eleitores poderão votar para presidente da República, governadores, senadores e deputados. Mas você sabe seu local de votação?
Para evitar transtornos no dia do pleito, o eleitor pode consultar com antecedência a zona, a seção e o endereço onde deve votar.
O site e o aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além do canal pelo WhatsApp, são ferramentas que oferecem desde logradouros até mapas virtuais. Os sites de tribunais regionais também indicam esses dados
Local de votação pelo site do TSE
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor pode fazer a busca, informando o número do CPF ou do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe.
O resultado mostra os números da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação. A mesma busca também pode ser feita nos sites dos tribunais regionais eleitorais.
Pelo aplicativo do TSE
Pelo e-título, aplicativo gratuito do TSE, além de saber o local de votação, o eleitor também pode ativar a localização do celular e ser guiado até a zona eleitoral por um mapa virtual.
Para quem tem a biometria cadastrada, o e-título também serve como documento de identificação, na hora da votação, e substitui o título de papel ou documentos de identificação com foto. A ferramenta está disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Apple e Android.
No dia anterior ao primeiro turno (1º de outubro), o download do aplicativo será suspenso e liberado apenas na segunda-feira (3), dia seguinte ao pleito. Para o segundo turno, será possível baixar o aplicativo só até 29 de outubro, data anterior ao segundo turno.
Pelo WhatsApp
Além do site e do app, o eleitor ainda tem a opção de consultar o local de votação pelo Chatbot do TSE. Para acessar o assistente virtual, o eleitor pode salvar o número, atenção, apenas o número +55 61 9637-1078 na lista de contatos do WhatsApp e iniciar a conversa virtual.
*Com TSE e Agência Brasil