O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza atos de campanha nesta sexta-feira (21) em Minas Gerais.
Pela manhã, o petista fez passeata em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, ao lado da senadora Simone Tebet (MDB-MS), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno da eleição presidencial, e de Marina Silva (Rede), deputada federal eleita por São Paulo.
Em discurso, o presidente defendeu a equiparação salarial de homens e mulheres que exercem a mesma função. Ele também criticou o governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que, no segundo turno, passou a participar ativamente da campanha de seu adversário, Jair Bolsonaro (PL).
“Eu não costumo chegar numa cidade e falar mal nem do prefeito da cidade nem do governador do estado. Não faz parte da minha formação política. Entretanto, o governador, durante a eleição dele, fingia não ter candidato a presidente porque ele sabia que 40% dos meus eleitores votaram nele. Então, ele ficou quietinho sem falar nome de presidente. Agora, que ganhou as eleições, caiu a máscara. Ele é bolsonarista”, disse Lula.
Zema, oficialmente, apoiou no primeiro turno o candidato à Presidência de seu partido, Luiz Felipe D’Avila, que terminou o pleito com 0,5% dos votos. Entretanto, embora não se posicionasse a favor de Bolsonaro, Zema começou a subir o tom contra o PT já na reta final do primeiro turno. Hoje, o governador reeleito é o coordenador da campanha de Bolsonaro em Minas Gerais e está presente na maior parte dos atos de campanha do presidente no Estado.
Pela tarde, o candidato participa de uma nova passeata, desta vez em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.
Lula retorna a Belo Horizonte
No sábado, o ex-presidente participará de ato em Belo Horizonte e Ribeirão das Neves. O candidato fará uma caminhada entre Venda Nova e a cidade da região metropolitana. O ato está previsto para começar às 10h.