Na semana passada, os vereadores Luzia Martins (PDT) e Douglas Dofu (DEM) se reuniram com o prefeito Sérgio Azevedo e secretários municipais, com o objetivo de apresentar sugestões de melhorias em diversas áreas. Participaram do encontro Celso Donato (Governo), Ricardo Fonseca (Turismo), Rafael Tadeu Conde Maria (Defesa Social), Fernando Henrique dos Santos (Esportes e Lazer), Antônio Donizette Albino (Serviços Públicos), Anderson Roberto dos Santos (secretário adjunto de Serviços Públicos) e Marcela Carvalho Messias (diretora administrativa da Promoção Social).
Uma das sugestões foi para criação de um trilha para caminhada e uso de bicicletas até as ruínas dos pilares da Mogyana (linha férrea). “Recentemente, me reuni com o secretário de Turismo, que sugeriu uma nova reunião com as demais Secretarias para tratar de algumas demandas, entre elas a questão da trilha. Poços de Caldas possui grande parte de sua economia movimentada pelo turismo e, pensando nisso, sugeri a criação de uma trilha para caminhada e ciclismo, com placas indicativas, valorizando a arquitetura das ruínas e promovendo a visitação das pessoas a este patrimônio. Sugeri, também, a limpeza do local e execução de paisagismo. Os Pilares da Mogyana são uma das construções mais antigas e precisam ser preservados, tornando-se um lugar de convivência e muito frequentado, tanto para o turismo quanto para o esporte”, ressalta Luzia Martins.
Outra demanda encaminhada pela vereadora foi a criação de um camping para barracas e motorhomes. “Considerando o aumento das vendas de trailers e motorhomes durante a pandemia, entende-se que este é um setor que tem sido amplamente prestigiado pelos turistas. Esta já era uma cultura que vinha crescendo, porém, com as restrições impostas pela crise sanitária, o salto de crescimento foi ainda maior. Sendo Poços uma cidade turística, sugerimos a adaptação do município para fomento ao setor. A Indicação também se faz necessária para que eles não fiquem estacionados em frente à FEPASA, principalmente por ser um patrimônio histórico. Recebemos muitas reclamações da população sobre isso”, comenta.
A execução do projeto do Pier Bortolan e melhorias na Fonte do Leãozinho também foram assuntos tratados na reunião. Douglas Dofu considerou o debate bastante produtivo. “A reunião foi extremamente proveitosa, pois já saímos como alguns encaminhamentos das demandas. Merece destaque as inciativas da vereadora Luzia e, além disso, discutimos também a concessão dos pontos turísticos. É algo complexo, que demanda tempo e não pode ser feito de qualquer maneira. Além disso, deve ser algo bom para a cidade, para a valorização dos pontos turísticos. É nítido todo o cuidado que o Poder Executivo está tendo com a questão. Considero de extrema importância o diálogo entre Secretarias para o desenvolvimento dos projetos”, afirma.
As sugestões da trilha e do camping também foram encaminhadas através de Indicações, disponíveis para consulta no site da Câmara.
*Fonte: Câmara Municipal de Poços de Caldas