Aconteceu nesta segunda-feira, 30, uma palesta com a equipe do Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança para as mulheres e os acompanhantes que estavam na sala de espera da Unidade.
O tema abordado foi “Saúde mental Materna”, em alusão a Campanha Maio Furta-cor, que visa sensibilizar a população para os cuidados com a saúde mental materna.
O mês de maio é escolhido por ser o mês que é celebrado o dia das mães no Brasil, um momento oportuno para fomentar as discussões e serem pensadas ações a respeito.
A importância dessa campanha se dá ao alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade, esgotamento e até mesmo suicídio entre as mães.
A psicóloga da unidade, Layla Martins Henrique Silva falou sobre a necessidade do cuidado com a saúde mental. “O atendimento psicológico para gestantes visa acolher tanto a mulher quanto o casal, auxiliando no manejo com as dificuldades das demandas apresentadas relacionadas à nova fase do ciclo de vida, à gestação, ao parto e o pós-parto. Além de cuidar da saúde emocional da mulher, como forma de prevenção de adoecimentos psíquico.”
A palestra foi realizada pela doula Patrícia Carvalho de Arruda Policani e pelas enfermeiras da unidade, Lucimara Siqueira Costa Papi e Angela Ferreira da Silva.
O Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança oferece atendimento psicológico para gestantes e mulheres que fazem acompanhamento no local, por meio de encaminhamento feito pelo médico.
Além do apoio psicológico, o Centro Especializado de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança oferece outros serviços e está localizado na rua Paraíba, 682 – Centro e tem o funcionamento das 07h às 19h.