Foram 158 de 1ª doses aplicadas e 1.111 de 2ª doses atrasadas
Junto ao aumento da procura pelos atendimentos a sintomas de síndromes gripais no Hospital de Campanha e Ambulatório do Hospital Margarita Moralles, veio também o aumento pela procura da vacina contra COVID-19.
Durante esta semana a equipe de imunização constatou um aumento pela procura da 1ª dose e das 2ª doses que estavam atrasadas na cidade.
Nesta semana foram aplicadas o total de 158 primeiras doses e 1.111 segundas doses que estavam atrasadas com cerca de 5 semanas.
A enfermeira responsável pela sala de vacina da Urca falou sobre o aumento de atendimento. “As festas de fim de ano causaram um aumento expressivo no número de casos de Covid-19. Em paralelo a isso, nota-se que o número de casos graves e, consequentemente, internações não cresceu junto. Isso é, sem sombra de dúvida, reflexo de uma campanha de vacinação muito bem-sucedida. A população, ao perceber isso, intensificou as buscas pela vacina e o movimento aumentou bastante essa semana, quando comparamos com o movimento que tivemos nas duas últimas semanas de 2021.”
Além destes números, foram aplicadas também 3.447 doses de 3ª dose, nas pessoas que já atingiram o intervalo de 4 meses após aplicação da 2ª dose, estipulado pelo Ministério da Saúde.
Em Poços, cerca de 7 mil pessoas estão com a 2ª dose atrasada, um dos motivos foi a antecipação da aplicação das 2ª doses pelo Ministério da Saúde.
A secretaria de Saúde ressalta que as pessoas que não se vacinaram contra COVID-19 ou estejam com a 2ª dose atrasada, devem procurar um dos pontos de vacinação COVID-19 para regularizarem a vacinação, que é um fator primordial para que os casos novos positivos de COVID-19 sejam com sintomas leves sem a necessidade de internação.
Fonte: Prefeitura Municipal.