Presidente da Câmara enfatiza que visitou as instalações do Programa acompanhado pelo prefeito que prometeu reformar o local e, meses depois, fechou o local
Em meio às diversas manifestações de decepção e descontentamento com a descentralização do Programa Materno Infantil, o presidente do Legislativo de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, vereador Marcelo Heitor (PSC), teve aprovada a sua Moção de Apelo ao chefe do Executivo, prefeito Sérgio Azevedo, para que mantenha em funcionamento o Programa Materno Infantil no mesmo local de atendimento, hoje na área central, e amplie o Programa para os Psf’s nos bairros.
No documento, o presidente enfatiza que “o Programa Materno Infantil funciona há 42 anos na cidade… conta com uma equipe de profissionais que trabalham intensamente. A unidade tem por objetivo e como foco principal o apoio ao aleitamento materno. Gestantes e crianças passam por consultas e acompanhamentos”, observando que com o início dos trabalhos do Centro Especializado de Saúde da Mulher e da Criança, na última quarta-feira (06), “o Programa Materno Infantil passará por mudanças, o que representa o seu fim”.
Marcelo Heitor também não deixa relembrar o chefe do Executivo da visita que fizeram juntos às instalações do Programa e a promessa feita à época e agora quebrada. “Na ocasião, o Sr. Prefeito Municipal se fez presente, acompanhado do Ex-Secretário de Governo, Celso Donato, oportunidade em que prometeu para os servidores e alunos a reforma do local. Porém, depara-se, agora, com a notícia do fim do Programa Materno Infantil”, frisou.
No último dia 07, Marcelo Heitor usou as redes sociais para divulgar um vídeo destacando que sua esposa foi atendida pelo Programa na gestação de seu primeiro filho e para lamentar o fechamento do Materno Infantil. Em sua postagem ele escreveu: “O Programa Materno Infantil precisa ser mantido no mesmo local e ampliado para os bairros. Estive recentemente a convite da Puc que estava dando um apoio ao programa, na ocasião convidei o Prefeito Municipal que me acompanhou e após visita e conversa com os servidores e alunos da Puc, o prefeito prometeu que seria reformado o local, poucos meses depois ele fecha!”.
O presidente não deixa de declarar: “Materno Infantil, importante programa de mais de 40 anos que está sendo fechado! Sucatiaram, não deram atenção e agora é encerrado as atividades! Muito triste!”.
“É extremamente necessária a permanência do Programa Materno Infantil, inclusive, com expansão para os bairros”, evidencia o presidente da Câmara de Vereadores ao final de sua Moção de Apelo.
Veja o vídeo: