Atualização às 13:45 do dia 08/09/2022 : Texto atualizado para incluir nota da SSP-SP sobre prisão em flagrante do homem visto com Eduarda nas câmeras de segurança.
Uma adolescente de 12 anos, que estava desaparecida desde o último dia 5, foi encontrada a 400 km de casa em São Paulo, na noite dessa quarta-feira (7). Em nota ao BHAZ, as autoridades informam que a menina foi sequestrada e existe suspeita de ter sido violentada.
Ao BHAZ, Edna Moraes, tia de Eduarda Viana Mores, conta que a menina é moradora de Salto, mas foi encontrada pela polícia em Ourinhos, no interior do estado paulista. A menina saiu para a casa de uma tia por volta das 19h, mas não voltou.
Imagens de câmeras de segurança mostram Eduarda caminhando na rua quando um carro aparece (assista abaixo). Ela desapareceu por volta das 19h após o pai a acompanhar até a esquina de casa.
Segundo a familiar ouvida pela reportagem, o pai voltou e Eduarda foi vista pela última vez perto da rua Melvin Jones, no bairro Jardim Europa.
‘Não sabíamos onde procurar’
Edna explica que a família ainda não tem informações exatas sobre o que aconteceu desde o desaparecimento. A mãe da garota foi até Ourinhos para buscá-la com as autoridades, mas as duas ainda não haviam retornado na manhã de hoje.
“A repercussão foi grande porque ficamos desesperados. Acionamos a polícia e fizemos o que podíamos pelas redes sociais. Não tinha outra forma, não sabíamos onde procurar”, conta a dona de casa, de 57 anos.
Em outro trecho das imagens fornecidas à família, Eduarda aparece próxima a um carro. A imprensa local veiculou que ela foi vista com um homem momentos antes de desaparecer.
“O vídeo mostra ela com um carro um pouco mais à frente. Ela fez que desceu a rua, mas subiu. Então as imagens mostram isso, ela indo em direção ao carro. Não sabemos mais que isso porque as câmeras não pegaram mais nada”, narra.
Adolescente teria deixado carta
Antes de desaparecer, Eduarda teria deixado uma carta para um primo. Quando notou o desaparecimento, o parente comentou sobre o recado com a mãe da menina.
Segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), o homem que foi visto com Eduarda nas imagens foi preso em flagrante por sequestro e cárcere privado e suspeita de estupro de vulnerável. “Foram solicitados exames periciais ao IC e ao IML e as investigações do caso prosseguem pela Delegacia de Salto”, informa nota enviada ao BHAZ (leia abaixo na íntegra).
Nota da SSP-SP na íntegra
“Um homem foi preso em flagrante por sequestro e cárcere privado e suspeita de estupro de vulnerável, às 22h20 desta quarta-feira (7), no bairro Jardim das Paineiras, em Ourinhos (SP). A vítima, uma adolescente de 12 anos, que havia desaparecido na cidade de Salto mais cedo naquele dia, foi encontrada com o suspeito. Foram solicitados exames periciais ao IC e ao IML e as investigações do caso prosseguem pela Delegacia de Salto. Detalhes serão preservados em função da natureza da ocorrência e por envolver menor de idade.“