O lateral mais contestado, de repente, virou o único jogador da posição disponível para a próxima partida. Com as lesões de Danilo, Alex Sandro e agora Alex Telles, que não terá mais condições de continuar na Copa do Mundo, Daniel Alves aparece como o único atleta do Brasil em plenas condições de enfrentar a Coreia do Sul na segunda-feira (5), às 16h (de Brasília), no estádio 974. Sem três nomes, a dúvida que fica é como Tite vai montar a equipe nas oitavas de final do Catar 2022.
Alex Telles foi o último desses jogadores a se contundir. Titular na derrota para Camarões, quando os principais nomes foram poupados, o lateral-esquerdo deixou o segundo tempo chorando, com muitas dores no joelho direito. Em uma ressonância magnética realizada na manhã deste sábado, em Doha, foi constatado que o reserva de Alex Sandro, que se recupera de dores no lado esquerdo dos quadris, precisará de três semanas de reabilitação — assim como ele, Gabriel Jesus não tem mais condições de jogo, também por uma pancada no joelho direito, na partida no estádio Lusail.
Situação dos laterais da seleção brasileira
Danilo (lateral-direito): recupera-se de uma lesão no tornozelo esquerdo e já fez trabalhos no campo
Alex Sandro (lateral-esquerdo): recupera-se de dores no lado esquerdo dos quadris e já fez trabalhos no campo
Daniel Alves (lateral-direito): jogou toda a partida contra Camarões e está bem fisicamente
Alex Telles (lateral-esquerdo): sofreu uma lesão no joelho direito e não tem mais condições de jogo
“Conforme anunciado pela CBF após a partida contra Camarões, os jogadores Alex Telles e Gabriel Jesus passaram por exames na manhã deste sábado (3). Acompanhados pelo médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, eles realizaram uma ressonância magnética no joelho direito que confirmou as lesões e a impossibilidade de recuperação a tempo de participar da Copa do Mundo Fifa Catar 2022”, diz o comunicado da seleção.
Ainda que um tanto no improviso, o zagueiro Marquinhos, destro, foi fazer as vezes de lateral-esquerdo. Em uma função mais defensiva, deu sustentação ao sistema, mas nem de longe se arriscou no ataque. Com a volta do jogador para a zaga, ao lado do capitão, Thiago Silva, começam a aparecer as opções. Éder Militão pode entrar na vaga e Marquinhos, continuar mesmo pela esquerda. O próprio Militão pode fazer uma das laterais, com Daniel Alves na outra extremidade. Um esquema com três zagueiros, a esta altura, também não está descartado.
Outro problema é se o lateral-direito Danilo não puder jogar; aí Militão poderia ser deslocado para a direita. O jogador se machucou ainda na partida de estreia, contra a Sérvia, e ficou de fora diante da Suíça. O atleta tem uma lesão no tornozelo esquerdo e, assim como Alex Sandro, passou os últimos dias em tratamento e só conseguiu treinar no campo neste sábado. O volante Fred, em uma alternativa mais desesperada, pode fazer a função de lateral-esquerdo, mas não tem características para isso.
Tite não liberou os treinamentos para a imprensa depois da derrota para Camarões. Tampouco um representante do time ou da comissão técnica deu entrevista. O Brasil vai aguardar a recuperação de Danilo e Alex Sandro até os últimos momentos da escalação para enfrentar a Coreia do Sul.
A CBF ainda não sabe se Alex Telles e Gabriel Jesus voltaram às suas equipes, Sevilla-ESP e Arsenal-ING, respectivamente, ou se permanecem com o grupo.