De acordo com o Governo de Minas Gerais, o estado registrou a maior variação no volume das atividades turísticas em 2023, em comparação com 2022, e desponta como o estado brasileiro com maior crescimento no setor. Os números são comprovados pelo Índice de Atividades Turísticas (Iatur), apurado pelo IBGE, que aponta a variação mineira em 24,3%, ficando 13,2 pontos percentuais acima da média nacional (11,1%). A receita nominal cresceu em 34,9%, também superando a média brasileira, que ficou em 30,1% no período analisado.
No estado, os avanços são creditados aos efeitos das políticas públicas empreendidas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult),que incluem estratégias de divulgação, nas quais Poços já foi incluída nas campanhas Minas Santa, que divulgou a programação da Semana Santa no estado, e também do Carnaval da Liberdade, nos mesmos moldes.
Em nível local, a Prefeitura de Poços ressalta o grande avanço que o setor do Turismo está presenciando, consequência do processo de concessão à iniciativa privada de cinco atrativos. O principal deles, e o que está em pleno funcionamento é o denominado Parque do Cristo, que inclui o teleférico. A empresa vencedora da concessão, a Citur, aponta para os números do teleférico como grande indicador deste sucesso.
“Desde o início da concessão, com o funcionamento do teleférico, cerca de 200 mil pessoas já passaram pelo atrativo. O número pode ser ainda maior se contabilizarmos as pessoas que sobem até a estátua do Cristo de carro, bicicleta ou até mesmo a pé, como os praticantes de trekking”, destaca o diretor de operações da Citur, Renato Agostini.
A empresa iniciou efetivamente a operação do Parque do Cristo em 1º de março. Outros atrativos sob concessão da empresa são o Véu das Noivas, a Fonte dos Amores e o Recanto Japonês, que permanecem fechados para obras de restauro. A Secretaria Municipal de Turismo oferece aos visitantes o roteiro de Turismo Rural, com passeios por cachaçarias, queijarias, docerias e fazendas produtoras de café, azeites e orquídeas.
Eventos promovidos pela Prefeitura também movimentam o setor, como o Arraiá no Parque, que aconteceu no mês de junho, atraindo mais de 50 mil pessoas nos quatro dias de festa. O Festival de Inverno, que acontece de 8 a 23 de julho, historicamente é um atrativo a mais para curtir o inverno, a tranquilidade, a gastronomia e a natureza de Poços de Caldas, atraindo turistas de todo Brasil, com destaque para o interior de São Paulo.
“Vivemos um período de grande aquecimento no turismo da cidade. A prova do momento em que Poços vive é a rede hoteleira que desde o fim da pandemia, todo fim de semana, está com praticamente 100% dos leitos ocupados, e também os bares e restaurantes que contam com filas, mostrando uma cidade sempre cheia. Temos parcerias com instituições ligadas ao setor, já prevendo um aumento na procura do destino turístico Poços de Caldas, que unem forças para capacitar a mão de obra local, especializando-a para melhor atender o turista que nos procura. E é uma crescente para os próximos meses, que com a volta dos pontos turísticos da cidade, fomentam ainda mais o setor”, ressalta o secretário municipal de Turismo, Israel de Souza.
*Informações Prefeitura Municipal.