Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério do Turismo, revelaram que Minas Gerais é destaque no turismo nacional. Em 2021, o estado foi o segundo mais procurado para viagens e o quinto com o maior gasto total em rotas no país.
Dentre os destinos mais disputados, destacam-se os distritos de Monte Verde, em Camanducaia, no Sul de Minas, Lavras Novas, em Ouro Preto, e a Serra do Cipó, distrito de Santana do Riacho.
Ainda segundo a pesquisa, as viagens para Minas Gerais representaram 11,4% das nacionais, ficando atrás apenas de São Paulo (21%).
O estado mantém a posição e participação na distribuição desde 2020, onde também ocupou a segunda colocação.
“Minas se destaca por seu povo hospitaleiro e sua enorme riqueza cultural. O turismo é uma forma de propiciar experiências e incentiva os pequenos negócios e a economia criativa, além de impulsionar investimentos locais. Como resultado, gera emprego, renda e estimula setores importantes da economia”, explica o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.
Charme de Minas Gerais
Um dos lugares mais procurados por turistas na hora de vir para Minas, Monte Verde é um local romântico e charmoso. Uma pequena vila de montanhas verdes, cercada por pinheiros.
Durante o dia, o turista pode apreciar a paisagem em caminhadas por trilhas, como a do Pinheiro Velho, a mais famosa de todas.
É conhecida como Suíça mineira, a região possui natureza privilegiada e baixas temperaturas.