Foi aprovada pela Câmara Municipal de Poços de Caldas, no Sul de Minas, na semana passada, a Moção de Apelo nº 40/2023, autoria do vereador Sílvio Assis (MDB), que solicita ao Poder Executivo providências quanto à manutenção das ambulâncias do SAMU. O vereador destacou a importância do serviço para o município e a necessidade de melhorias nos veículos.
Na proposição, o parlamentar ressalta que o trabalho do SAMU é imprescindível para o atendimento de emergências, garantindo assim a segurança e o bem-estar da população. “Não há duvidas da importância desse serviço, mas para que ele aconteça é preciso veículos em boas condições. Recebi relatos de que das oito viaturas existentes, somente três estão prestando atendimento, ainda assim em péssimas condições. Algumas, segundo informações, estão baixadas há meses na garagem municipal, com motores fundidos”, comentou.
De acordo com Sílvio Assis, um trabalho fundamental como o do SAMU não pode ficar prejudicado por conta de falta de reparos nos veículos. “Uma situação que precisa ser resolvida. Temos relatos de que algumas viaturas baixadas já encontram-se sucateadas, visto que retiram suas peças para colocarem em outras. Enfim, uma questão que precisa de atenção especial do Poder Executivo. Não podemos deixar que isso piore ainda mais e o atendimento seja comprometido”, concluiu.
No dia 17 de maio, a Secretaria de Saúde chegou a informar questionamento da imprensa sobre o número de veículos à disposição no SAMU. Das 8 viaturas, somente 3 estavam em funcionamento na ocasião, sendo 2 unidades básicas e 1 avançada. A justificativa é o empenho para manutenção dos veículos, que teria atrasado.
*Com informações da Ass. da Câmara Municipal e Ascom.