A diferença do preço entre Minas Gerais e São Paulo pode chegar a R$ 1 por litro
Moradores de Poços de Caldas, cidade do Sul de Minas, estão procurando postos de combustíveis na divisa com o estado de São Paulo para abastecer seus veículos e economizar. Um dos motivos é a alta no preço dos combustíveis já diferença de preço entre Minas Gerais e São Paulo, pode chegar a R$ 1 por litro.
No último reajuste anunciado pela Petrobrás, a gasolina subiu 18,7% e o óleo diesel 24,9%. Para tentar diminuir o impacto do aumento, moto entregadores de Poços de Caldas estão abastecendo nos postos da divisa com São Paulo.
O principal motivo desta diferença está relacionado ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Cada estado tem autonomia para definir o valor do ICMS.
Em São Paulo, ele representa um quarto do valor do combustível, ou seja, 25%. Já em Minas, o ICMS é de 31%. O segundo maior do país.
Segundo o dono de um posto de combustível na divisa com o estado de São Paulo o preço praticado é bastante competitivo, mas existem também as questões de um estado para o outro. A diferença do preço aplicado nos postos da divisa é algo que faz a diferença quando os motoristas colocam a conta na ponta do lápis, esse é um dos motivos pelos quais muita gente vá até postos mais distantes para abastecer.
Os motoristas de aplicativo também estão sentindo o impacto do aumento dos combustíveis. Para Moisés, que precisa abastecer com frequência, a diferença no preço entre os postos compensa, mesmo que a distância do posto até o centro seja de 18 km.
“Quando a gente pega uma corrida para esta região, vale a pena ir, porque qualquer desconto que a gente consiga dá um resultado no final do dia”, disse Moisés Jacon, motorista de aplicativo.