Leitor do Alô Poços diz que “eles não podem guinchar um veículo estando estacionado corretamente”
Inúmeros leitores do Alô Poços enviaram mensagens para o portal desde a manhã desta quinta-feira (02) relatando que carros estacionados em vagas da Zona Azul no Centro de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, estavam sendo guinchados sem qualquer explicação e antes mesmo que os proprietários estivessem presentes.
“Os agentes de trânsito estão guinchando veículos com documentação atrasada, estacionados corretamente nas vagas [do estacionamento rotativo]”, digitou um leitor.
Em outra mensagem, disse o leitor: “Acabaram de guinchar um na Rua Rio de Janeiro e já voltaram para levar outro. E agora, por lei não podem apreender e guinchar veículos sem consultar o proprietário, pois a nova lei dá o direito do proprietário pagar os documentos atrasados na hora e se livrar da multa e do guincho”, pontou.
A situação foi tão inusitada que chegou a causar incredulidade em algumas pessoas. “Olha, não acredito que estão fazendo isso, deve ser por outro motivo”, salientou uma leitora.
Da mesma forma, não faltaram críticas, tanto aos agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM) quanto ao fiscais da EXP Park, responsável pela administração da Zona Azul [estacionamento rotativo em Poços de Caldas].
“Em vez de [os agentes] orientarem o trânsito, só trabalham na indústria da multa”, disparou um leitor em sua mensagem.
“Indústria da multa atacando no Centro da cidade. São chamados pelos monitores da Zona Azul sem advertência no para-brisa, como manda a lei”, reclamou outro.
Segundo outra mensagem, “os agentes consultam o arquivo da EXP e multam”.
Também houve quem apresentasse informações sobre a arrecadação com multas em Poços de Caldas. “Segundo informações que obtive de servidores, são milhões arrecadados só em multas no município [aplicadas] pelos agentes de trânsito”, ressaltou.
“Isso é inadmissível. Se for esse o motivo, realmente, está errado. Os agentes não podem apreender o veículo, salvo engano”, disparou outro leitor.
Alguns leitores preferiram enviar mensagens de protesto em áudio.
Em um deles, sobre remoção específica, diz: “É verdade, eu estava no local. Perguntei para as pessoas, comerciantes ao redor. Disseram que o carro estava com a documentação atrasada e tinha, também, pendência com a Zona Azul. Mas, eles não podem guinchar um veículo estando estacionado corretamente, ainda que sem pagar a Zona Azul. Estão agindo fora da lei. A nova lei diz que o proprietário pode ser consultado e, se ele fizer o pagamento dos atrasados e comprovar que pagou o documento, ele [proprietário] tem o direito de ir embora com ele [veículo]. Não pode ser guinchado estando corretamente estacionado e fora de uma blitz. Está completamente errada essa atitude”, afirmou.
A reportagem do Alô Poços tentou contato com o comando da GCM, mas, até o encerramento desta reportagem, às 19h30, não recebeu retorno. Esperamos voltar ao assunto nesta sexta-feira (03).