A blogueira tailandesa Phonchanok Srisunaklua foi presa depois comer uma tigela de sopa de morcego e filmar tudo. Ela acabou detida por conta do risco de novos vírus pandêmicos serem transmitidos a humanos.
No vídeo compartilhado pela youtuber, é possível ver uma vasilha com tomates e morcegos amarelos da Ásia Menor. A publicação preocupou cientistas, pois os morcegos infectados com o Sars-Cov-2, que desencadeou a pandemia de Covid-19, são encontrados na mesma região.
Nas imagens, Phonchanok “rasga” os mamíferos antes de comer e mergulha molho picante, descrevendo a carne como “deliciosa”. Em um ponto ela segura um morcego inteiro para a câmera, apontando para os dentes do animal. A filmagem foi excluída do canal.
“Você não deve mexer com morcegos”, disse o professor Teerawat Hemajuta, da Faculdade de Medicina da Universidade Chulalongkorn, em Bangkok, ao The Thaiger. O especialista acrescentou ainda que os mamíferos contêm patógenos que podem ser mortais para os seres humanos.
E embora não tenha sido identificada a origem da Covid-19, especialistas estudam a possibilidade dele ter se originado do morcego. Segundo o Telegraph, Phonchanok disse que comprou os morcegos em um mercado perto da fronteira com o Laos. Ainda de acordo com o jornal, especialistas estão preocupados com os riscos à saúde associados a esses tipos de mercados.
Preocupação mundial
O chefe do grupo de gerenciamento de saúde da vida selvagem do Departamento de Parques Nacionais, Pattaraphon Manee-on, alerta que o incidente não deve ocorrer na Tailândia e nem em nenhum outro lugar do mundo. “É um comportamento muito arriscado, especialmente porque os morcegos têm muitos patógenos”, afirma.
O professor Eddie Holmes, virologista do Instituto de Doenças Infecciosas de Sydney, acrescenta que os morcegos carregam um número muito grande de vírus.
“Sabemos que os vírus se espalham da vida selvagem para os humanos o tempo todo, e é isso que impulsiona epidemias e pandemias. Precisamos fazer o máximo para nos distanciar fisicamente da vida selvagem”, disse ele ao Telegraph.
Multa
Apesar do pedido de desculpas e afirmar não comer mais morcegos, a youtuber foi presa por violar a Lei de Conservação e Proteção da Vida Selvagem. Ela pode pegar até cinco anos de prisão ou uma multa de 500.000 baht (cerca de R$ 74 mil).
*Informações e imagem: BHAZ