Autoridades da Espanha prenderam uma mulher de 30 anos por forjar o próprio sequestro para extorquir a mãe, na ilha de Tenerife. A filha chegou, inclusive, a gravar um vídeo em que pode ser vista com uma faca no pescoço, enquanto diz que a mãe tem que pagar 50 mil euros, cerca de R$ 256 mil, para que fosse liberada.
De acordo com a Guarda Civil local, ao receber as imagens da filha em domínio dos supostos criminosos, a mãe entrou em contato com a polícia para pedir ajuda. As autoridades acionaram, então, o protocolo para casos de sequestro. Mais tarde, passaram a desconfiar de familiares da namorada da mulher.
“Se me quer viva, tem que pagar 50 mil euros para que eu seja liberada”, disse a falsa vítima nas imagens.
A partir de mais análises, não demorou para que o paradeiro da mulher fosse descoberto. Ela foi encontrada em perfeitas condições de saúde em um local similar a um cassino. Além da suspeita, outras quatro pessoas foram detidas – todas elas são parentes da namorada da golpista e teriam ajudado no falso sequestro.
Um vídeo que mostra o momento em que a mulher e o grupo são detidos foi divulgado pela Guarda Civil local. Segundo as autoridades, esta não é a primeira vez que a mãe da mulher é enganada pelo grupo e cai em um golpe que envolve a filha. Em outra ocasião, a mulher teria recebido cartas com ameaças contra a filha e transferiu mais de R$ 200 mil para tentar “salvá-la” de um possível crime.
Agora, a filha estelionatária e os demais envolvidos devem responder por simulação de crime, cuja pena varia de seis a 12 anos de prisão, e por extorsão, cuja pena é de até cinco anos.