A sonificação é inédita e foi traduzida por meio de dados astronômicos. Buraco negro está localizado no aglomerado de galáxias de Perseu
Do portal Metrópoles –
Por meio de uma técnica chamada “sonificação”, a Agência Espacial Americana (Nasa) conseguiu gravar e divulgou, nessa quarta-feira, 04, o som de um buraco negro. A sonificação é diferente de qualquer outra feita anteriormente e revela com detalhes ondas sonoras emitidas pelo buraco.
Conforme a Nasa, o feito foi possível por meio de dados astronômicos traduzidos. “De certa forma, essa sonificação é diferente de qualquer outra feita antes, porque revisita as ondas sonoras reais descobertas em dados do Observatório de raios-X Chandra da Nasa”, informou a agência.
O buraco negro em questão está localizado no centro do aglomerado de galáxias de Perseu. A Nasa explicou, ainda, que “o equívoco popular de que não há som no espaço se origina do fato de que a maior parte do espaço é essencialmente um vácuo, não fornecendo meio para as ondas sonoras se propagarem”.
Contudo, a agência disse que “um aglomerado de galáxias tem grandes quantidades de gás que envolvem as centenas ou mesmo milhares de galáxias dentro dele, fornecendo um meio para as ondas sonoras viajarem”.
Um buraco negro se forma após todos os estágios e morte de uma estrela. Galáxias grandes costumam ter um deles no centro, rodeado por bilhões de outras estrelas.
*Com informações da página Astronomiuam, no Twitter