A cidade de Passos, no Sul de Minas, foi escolhida para abrigar uma fábrica da cervejaria Heineken. O anúncio da novidade ocorreu nesta quarta (7) durante solenidade para assinatura do TAC (Termo de Ajustamento de conduta) entre o estado, o Ministério Público e a HNK BR Indústria de Bebidas. Participaram da cerimônia representantes da empresa, o prefeito de Passos, Diego Rodrigo de Oliveira (PSL) e o governador Romeu Zema (Novo).
A cervejaria de Passos será a 15ª fábrica da marca no país e é a primeira a ser pensada e produzida do zero pelo grupo Heineken no Brasil. A unidade tem previsão de inauguração para 2025 e deve empregar 350 pessoas diretamente e 11 mil pessoas indiretamente.
A cidade de Passos foi selecionada entre outros 200 municípios que inscreveram-se no processo seletivo da empresa. O grupo levou em consideração critérios como localização estratégica, disponibilidade hídrica, desenvolvimento socioeconômico local e a facilidade logística para o abastecimento do estado de Minas Gerais e da região Sudeste.
“Tenho certeza que o presidente da Heineken não quer investir em um estado sem mão de obra capacitada e sem segurança jurídica. O que fizemos neste período foi criar condições de avançar nesse ambiente propício ao desenvolvimento, atração de investimentos e geração de empregos”, afirmou Zema durante o encontro.
A fábrica produzirá as cervejas Heineken e Amstel. Após os entraves que inviabilizaram a instalação da cervejaria em Pedro Leopoldo, na região Metropolitana de Belo Horizonte, o governador disse que toda a equipe do governo esteve envolvida para garantir a permanência da empresa em Minas Gerais. “Deixei claro que o Estado faria de tudo que estivesse ao alcance para que a cervejaria se instalasse em Minas”, afirmou.
De acordo com a Heineken, o objetivo é que a cervejaria de Passos seja uma referência em práticas socioambientais. Uma das ações da empresa é a participação dos moradores da cidade no programa de energia sustentável criado que promove uma redução de 15% na conta de energia elétrica.
O CEO Heineken Brasil, Maurício Giamellaro, agradeceu o governador e afirmou que toda sua equipe não mediu esforços para que a cervejaria virasse o jogo, com ganhos para a população mineira.
“Desde o início a Heineken sempre acreditou que o estado de Minas merecia e merece uma cervejaria do porte da Heineken. Tivemos um apoio muito grande do governo. Gestão pública é extremamente importante. Às vezes, a gente minimiza a importância do poder público na geração de empregos e na atração da iniciativa privada, mas eu represento a iniciativa privada e posso dizer para vocês da seriedade com que esse processo foi conduzido”, revelou.
*Fonte: BHAZ