Em busca de novos horizontes, os alunos participantes do projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos da Autarquia Municipal de Ensino receberam seus certificados em solenidade realizada na noite da última quarta-feira (3), no auditório da AME. A nova vida, agora com acesso ao mundo da leitura e da escrita, já começou para os formandos – jovens, adultos e idosos – que, depois de tanta espera, mostraram que sempre é tempo de aprender, compartilhando com os convidados textos de sua autoria.
A secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, presidente do Conselho Curador da AME, representou o prefeito Sérgio Azevedo na cerimônia, que contou também com a presença do diretor da Autarquia Municipal de Ensino, professor Carlos Roberto de Oliveira Costa e de representantes das instituições parceiras na iniciativa, como a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Superintendência Regional de Ensino (SRE), do Conselho Curador e equipe da autarquia.
As apresentações musicais da professora Édera e dos Irmãos Oliveira Costa também marcaram a solenidade de entrega dos certificados, além da emoção dos estudantes que concluíram esta etapa tão significada da alfabetização, convidados e familiares. “A educação é luz e esta formatura é uma alegria, pois os jovens e adultos têm agora uma oportunidade na sociedade”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga.
A professora informou também que os recém-alfabetizados podem dar continuidade aos estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com turmas ofertadas em escolas da Rede Municipal de Ensino. “A educação é a única forma de melhorar a sociedade e, por isso, todos temos compromisso com a educação”, completou Maria Helena Braga.
Já o diretor da AME, Carlos Roberto de Oliveira Costa, agradeceu a todos os parceiros que viabilizaram o curso de Alfabetização para Jovens e Adultos. Ele citou os Salesianos, responsáveis pelo treinamento para os professores e pelo método Dom Bosco, utilizado no projeto. “O professor ajuda a desenvolver o potencial das pessoas, a descobrir, a descortinar o mundo. Temos responsabilidade de ajudar o outro e, assim, contribuirmos para melhorar o mundo”, ressaltou.
Na ocasião, também foi apresentado um vídeo do Irmão Pereira de Carvalho Filho, que ministrou a capacitação em Alfabetização de Jovens e Adultos, voltada para os educadores responsáveis pelas aulas do curso. Ele incentivou os alunos formandos a darem prosseguimento nos estudos.
Alfabetização de Jovens e Adultos
As aulas do projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos tiveram início em 9 de maio, com término em 8 de julho, nas escolas estaduais Padrão, David Campista, Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo e Francisco Escobar, no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, no CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, E.M. José Avelino de Melo e no campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
O curso “Ações e Noções: Educação de Jovens e Adultos – Ler e escrever em busca de novos horizontes” é uma parceria entre a Autarquia Municipal de Ensino (AME), Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Salesianos, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e UEMG.
Os alunos foram alfabetizados pelo Método Dom Bosco de Educação de Base, que trabalha com a associação e relação de ideias, favorecendo o raciocínio do aluno na organização e elaboração do pensamento. A metodologia recebeu esse nome em homenagem a São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana e do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas), que se dedicam à educação da juventude.