A escolha do Dicionário Cambridge para a palavra de 2022 tem um motivo inusitado: um jogo de celular que faz o mundo todo quebrar a cabeça desde o ano passado. A frustração com a resposta de um dos “quebra-cabeças” do Wordle fez com que a palavra “homer” fosse consultada mais de 65 mil vezes no dicionário em um só dia.
O Wordle funciona assim: diariamente, o usuário deve adivinhar a palavra escolhida em seis tentativas, preenchendo cinco letras nos quadrinhos. A mesma palavra vale para todos os usuários durante 24 horas. O sucesso do Wordle foi tão grande que o New York Times comprou o jogo em janeiro deste ano.
No dia 5 maio de 2022, a resposta do Wordle era “homer”. A confusão com o significado do termo levou 75 mil pessoas a consultarem a palavra no Dicionário Cambridge em uma semana.
Um dos motivos da confusão foi a associação com o personagem Homer, dos Simpsons. Mas a palavra não tem a ver com o desenho animado: ela é a versão reduzida do termo “home run”, a jogada mais importante do beisebol.
Variações do inglês
De acordo com o dicionário, outras palavras que despertaram a curiosidade dos usuários do Wordle foram termos cuja escrita difere no inglês dos Estados Unidos e no inglês britânico – como o jogo é norte-americano, os internautas da Inglaterra estranharam algumas respostas ao longo do ano, como “humor”, “caulk”, “tacit” e “trope”.
Wendalyn Nichols, representante do Dicionário Cambridge, fala sobre como as palavras do Wordle ilustram como os falantes de inglês seguem divididos pelas variações da língua: “as diferenças entre o inglês britânico e o americano são de interesse não só daqueles que aprendem o inglês, mas para falantes do inglês ao redor do mundo, e jogos de palavras também são sempre interessantes”.
“Nós vimos esses dois fenômenos convergindo nas discussões públicas sobre o Wordle, e na maneira com que palavras de cinco letras simplesmente dominaram as buscas no Dicionário Cambridge neste ano”, afirma ela em comunicado sobre a palavra de 2022.
*Informações Portal BHAZ.