Um ônibus que transportava mais de 30 passageiros caiu em uma ribanceira no fim da noite dessa quarta-feira (30) em Sapopema, no Norte do Paraná. De acordo com a Defesa Civil, o acidente deixou 10 mortos e outros 29 feridos. As vítimas fatais foram encaminhadas ao IML (Instituto Médico Legal) de Londrina e de Ponta Grossa.
O capotamento ocorreu na PR-090, Rodovia do Cerne, no trecho conhecido como “Serra Fria”. Os passageiros eram trabalhadores de uma empresa terceirizada da Klabin – maior fabricante e exportadora de papéis do Brasil – e se deslocavam de Três Lagoas (MS) para a unidade fabril de Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR).
Compareceram ao local a Defesa Civil do estado, bem como a Polícia Rodoviária, bombeiros e civis voluntários, que prestaram apoio durante os socorros. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) encaminhou as vítimas ao hospital municipal, contando também com o suporte de hospitais vizinhos, nas cidades de Santa Bárbara, Telêmaco Borba, Santa Cecília, Curiúva, São Gerônimo da Serra e Cornélio Procópio.
Pista com declive acentuado
O acidente ocorreu quando chovia, sendo que a pista estava molhada. Ainda segundo a Defesa Civil, a localidade onde o ônibus perdeu o controle tem uma descida “muito forte”. Nesse trecho, o veículo perdeu os freios e ganhou muita velocidade na curva, descendo direto para a ribanceira. O teto do veículo foi destruído por completo.
Em nota, a Klabin lamentou o acidente e informou que “oferece todo apoio e auxílio” à empresa terceirizada, além de se solidarizar com familiares e colegas das vítimas.
Nota da Klabin
“A Klabin lamenta profundamente o acidente ocorrido nesta quarta-feira (30/3), no Município de Sapopema (PR), envolvendo um veículo que transportava funcionários de uma empresa que prestaria serviços na Parada Geral na Unidade de Monte Alegre. A Companhia oferece todo o apoio e auxílio à empresa nesse momento, e se solidariza com os familiares e colegas das vítimas.”