Funcionários da empresa contaram que adiantamento de salário também não foi pago
Ao menos 80 viagens deixaram de ser realizadas pela Transoeste nesta segunda-feira (28). De acordo com funcionários da empresa, não havia combustível para abastecer os coletivos que sairiam da Estação Diamante, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte.
A denúncia é de que havia pouco óleo diesel na garagem, neste final de semana, cenário que já vem ocorrendo há alguns dias. Nesta segunda-feira, a empresa abasteceu os ônibus com uma quantidade insuficiente de combustível. Os veículos deixaram de rodar durante a tarde.
Relatos de funcionários apontam que cada coletivo tem recebido 60 litros de óleo diesel. Segundo eles, a quantidade é suficiente para rodar até a metade do dia. Por isso, existe a possibilidade de novas paralisações nesta terça-feira (29), caso uma nova remessa do combustível não chegue a tempo até a garagem.
Ainda segundo os funcionários, a empresa voltou a atrasar os salários. Motoristas deixaram de receber o adiantamento referente ao mês de abril, que deveria ter sido pago no último dia 22.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), as concessionárias não possuem recursos financeiros para fazer grandes compras de diesel e estocar nas garagens.
Ainda segundo o sindicato, quando há atrasos na entrega do combustível por parte das distribuidoras, a operação fica comprometida, com reflexo no cancelamento de viagens até o reabastecimento.
O SetraBH afirmou que as viagens foram retomadas às 17h30.
A BHTrans disse que a empresa será notificada pelas viagens não realizadas.
As linhas afetadas pela paralisação não haviam sido informadas até a última atualização desta reportagem.
O que diz o SetraBH
O SetraBH informou que em razão do congelamento das tarifas desde 2018 e da insuficiência de recursos gerados pelo sistema para cobrir seus custos básicos (mão de obra e diesel), as empresas não possuem recursos financeiros para fazer grandes compras de diesel e estocar em suas garagens, dependendo das entregas das distribuidoras de combustíveis.
Quando acontece um atraso na entrega, compromete a operação, o reflexo pode ser o cancelamento de algumas viagens até o reabastecimento.
Às 17:30 desta segunda-feira já estava normalizada as operações.
*Fonte: g1