Itens comuns da lista de compras são geralmente armazenados de forma errada, prejudicando a validade e a qualidade dos alimentos
Do portal Metrópoles –
Depois de voltar do mercado, é hora de guardar as compras. Pão, ovos, manteiga, molhos, chocolate, a lista é grande. Você sabe onde guardar cada um dos itens para que eles permaneçam frescos e adequados para o consumo?
O armazenamento dos ovos de galinha, por exemplo, é rodeado de mitos. Lavar ou não? Guardar dentro ou fora da geladeira? A infectologista Ana Helena Germoglio já explicou em post no Instagram que lavá-los pode trazer mais riscos do que benefícios à saúde.
Isso porque a casca do ovo é porosa e tem uma membrana chamada “bloom”, que protege os pintinhos de micro-organismo. Quando os ovos são lavados em água fria, a diferença de temperatura entre o interior do ovo e o líquido cria um vácuo que facilita a entrada de bactérias.
Confira 7 alimentos que você, provavelmente, armazena de forma errada na sua casa:
Ovos – A Food Standards Agency (FSA), agência de normas alimentares do Reino Unido, recomenda armazená-los na geladeira para evitar casos de salmonela, uma bactéria que pode causar intoxicação alimentar (Foto: Getty Images)
Pão – O pão resseca e envelhece mais rápido dentro da geladeira, por isso, deve ser guardado no armário. Quando comprar quantidades maiores do que o habitual, ele pode ser congelado para consumo posterior sem perder qualidade. (Foto: Getty Images)
Geleia – Conservar geleias dentro da geladeira é um erro comum. A baixa temperatura pode causar condensação sob a tampa, criando o ambiente perfeito para o mofo. Guarde a geleia no armário sem medo. O doce, naturalmente ácido, inibe o crescimento de bactérias em temperatura ambiente. (Foto: Getty Images)
Molho de Tomate – Os fabricantes de molho de tomate recomendam que, depois de aberto, ele seja armazenado na geladeira. No entanto, o alto teor de vinagre presente na fórmula e a acidez dos tomares preservam a qualidade do molho no armário quando ele está bem embalado em um recipiente de vidro, por exemplo. (Foto: Getty Images)
Chocolate – O chocolate deve ser guardado no armário, com temperaturas estáveis. O armazenamento na geladeira pode provocar o Fat Bloon, um processo natural causado por temperaturas muito baixas ou altas que deixa o doce com um aspecto esbranquiçado e sem brilho. Além disso, o chocolate absorve odores que podem alterar o cheiro e o sabor do produto. (Foto: Getty Images)
Manteiga – A manteiga pode ser guardada na geladeira ou no armário por alguns dias. O processo de pasteurização repele as bactérias e evita que ela estrague com facilidade. (Foto: Getty Images)
Maionese – O molho à base de óleo e ovo pode estragar facilmente em ambientes com a temperatura mais elevada, assim, deve ser mantido dentro da geladeira. (Foto: Getty Images)