Estão abertas as inscrições para o Parlamento Jovem 2023. As escolas de ensino médio interessadas devem preencher o formulário de adesão, que ficará disponível no site da Câmara até 31 de janeiro. O tema da próxima edição será Jovem e Mercado de Trabalho, dividido nos subtemas “Desenvolvimento econômico e geração de trabalho”, “Escolaridade e qualificação profissional” e “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho”.
A Escola do Legislativo realizará uma reunião online no dia 25 de janeiro com as escolas, oportunidade em que serão apresentados o regulamento e o cronograma. Segundo Tais Ferreira, coordenadora regional do PJ e diretora da Escola, a Câmara de Poços chega à 15ª edição do projeto com a expectativa de um ótimo trabalho. “O tema deste ano vai ao encontro de uma grande demanda, que é a inserção do jovem em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado. Em uma sociedade imediatista como vivemos, as exigências para ocupar uma vaga são cada vez maiores, o que reflete em um alto nível de desemprego entre os mais jovens e, especialmente, os mais pobres”, ressaltou.
Nesta edição, haverá uma ampliação do número de participantes, passando de 80 para 100 vagas. Outra novidade é a realização do Encontro Regional em Poços de Caldas, que acontecerá no mês de maio e receberá estudantes de 19 cidades do sul e sudoeste de Minas. Estão previstas, também, além das atividades municipais, a Plenária Microrregional, no mês de julho, a Plenária Regional, em agosto, e Plenária Estadual, em setembro.
Outro evento importante é a formação de coordenadores do Polo Sudoeste, que será realizada em Juruaia, no mês de fevereiro. “Já é o terceiro ano que a capacitação acontece e temos colhido bons frutos no polo. É um momento de troca de experiências entre veteranos e novos coordenadores, que chegam muitas vezes sem uma visão mais ampla do projeto. No encontro, a coordenação regional pode auxiliar os municípios na elaboração do seu calendário de atividades e no planejamento das oficinas, além de ensinarmos a dinâmica de votação das propostas, fundamental para a realização das Plenárias. Já tivemos um encontro de coordenadores, agora em dezembro, para alinhar todas essas questões”, contou Tais.
O Polo Sudoeste continua sendo coordenado pelos municípios de Poços de Caldas e Guaxupé e será composto por 19 municípios: Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Cássia, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Poços de Caldas, Pratápolis, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso.
As escolas que quiserem saber mais sobre o PJ podem entrar em contato com a Câmara pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail escola@pocosdecaldas.mg.leg.br.
*Com informações: Câmara Municipal de Poços de Caldas