Neste domingo (06/02), 780 candidatos participaram da segunda etapa do Concurso de Delegado de Polícia no Campus Coração Eucarístico da PUC Minas. No edital estão previstas 62 vagas para o cargo de Delegado de Polícia.
A elaboração e a aplicação das provas são de responsabilidade da Fumarc. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) presta, em todas as etapas do certame, apoio operacional. Durante quatro horas de prova, pela manhã, atuaram, nessa fase do concurso, equipes da Academia de Polícia Civil (Acadepol), do Hospital da PCMG, do Instituto de Identificação, da Assessoria de Comunicação e, no suporte externo ao prédio, policiais civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (Siip), da Coordenação Aerotática (Cat) e da Delegacia Regional de Polícia Civil Centro.
Sobre os relatos de candidatos
A candidata Luana Souza tenta, pela segunda vez, a aprovação. “Tem três anos que estou estudando, fiz o último de 2018 e continuo tentando. A PCMG é uma instituição que sempre admirei, além de sempre almejar essa profissão, desde quando entrei na faculdade de Direito”.
Já o candidato Guilherme Ferreira revelou o sonho de ingressar na instituição. “Estudo há quatro anos, desde que saí da faculdade. Fiz esse concurso para os cargos de delegado e escrivão. Na semana que vem farei também a prova de digitação para escrivão. Pertencer à Polícia Civil sempre foi um sonho. Sou de Pará de Minas, tenho familiares na Polícia Civil e me espelho neles”, disse.
Sobre a prova dissertativa
Conforme previsto no edital, nesta etapa do concurso, os candidatos utilizaram, como material de consulta, a legislação não comentada. O delegado Fernando Dias da Silva, coordenador setorial do concurso, destacou a importância dessa etapa. “A prova dissertativa é extremamente importante para demonstrar conhecimento”. Ainda, segundo o coordenador, “as provas começaram no horário previsto sem intercorrência. Foi mantida equipe de Delegados de Polícia nas salas para acompanhamento e vistoria do material utilizado pelos candidatos, o que proporciona transparência e lisura ao certame”, ressaltou.
O edital do concurso prevê a convocação de 196 candidatos para a próxima etapa que será uma prova oral.
Sobre o concurso para outras carreiras
Além de Delegado de Polícia, estão em andamento os concursos para Médico-Legista, Perito Criminal, Escrivão de Polícia e Investigador de Polícia. A segunda etapa do concurso para Escrivão de Polícia será realizada nos próximos dias 9 e 10 de fevereiro de 2022. De acordo com a diretora da Acadepol, Cinara Maria Moreira Liberal, a Polícia Civil está pronta para essa etapa. “A prova de digitação do concurso de Escrivão de Polícia será realizada no campus da Acadepol. Contamos mais uma vez com a colaboração dos nossos servidores e dos candidatos para que seja mais um momento de sucesso na realização dos concursos da Polícia Civil de Minas Gerais”, concluiu.
*Fonte: Polícia Civil de Minas Gerais