Assim como na eleição para deputado federal, a maioria dos mineiros ainda não definiu em quem votar para deputado estadual nas próximas eleições. De acordo com a última pesquisa DATATEMPO, 73,1% dos entrevistados não responderam ou não souberam dizer quais candidatos vão escolher para uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A pesquisa mediu a intenção de votos espontânea para deputado estadual. Ou seja, não foi apresentada uma lista com os candidatos ao cargo. Os eleitores tiveram que usar a própria memória para responder à questão. Devido a essa característica, a pesquisa espontânea é útil para medir a consolidação dos votos.
Os candidatos mais citados foram Beatriz Cerqueira (PT) e Fábio Avelar (Avante), com 0,5%. Ambos já têm mandato como deputado estadual e concorrerão à reeleição. Professora por formação, Beatriz tem como principal bandeira ações na área da educação — ela é presidente da comissão sobre o tema na ALMG. Já Avelar tem como bases eleitorais o município de Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas, onde já foi vice-prefeito, e a cidade de Bom Despacho, na região Central Mineira.
Os dois são seguidos pelo também deputado estadual Raul Belém (Cidadania), lembrado por 0,4% dos entrevistados. Até fevereiro, ele era o líder do bloco que atuava como base do governo de Romeu Zema (Novo) na ALMG. A principal base eleitoral dele é no Triângulo Mineiro, onde já foi prefeito de Araguari.
Outros nove nomes tiveram 0,2% das menções cada: Antônio Divino (PP), Cleitinho Azevedo (PSC), João Magalhães (MDB), Lucas Lasmar (Rede), Mário Henrique Caixa (PV), Tadeuzinho (MDB), Noraldino Júnior (PSC), Roberto Andrade (Patriota) e Sargento Rodrigues (PL).
Os demais candidatos citados registraram 0,1% ou menos das respostas. Somados, eles representam 10,6% das menções. Por fim, 13,1% dos eleitores disseram que votarão em branco, nulo ou em ninguém.
*Informações Jornal O tempo.