Em uma entrevista exclusiva para o portal Alô Poços, a primeira médica atendente no Hospital de Campanha de Poços de Caldas, Dra. Daiani Alexandra Ferreira, que atende em mais três hospitais da cidade, explica quem são as pessoas que estão positivando nessa primeira semana de janeiro, quais são os sintomas do vírus e o que fazer quando apresentar sintomas da doença.
Dra. Daiani Alexandra Ferreira é especialista em medicina preventiva, síndrome pós COVID, Urgência e emergência. Confira a entrevista:
Alô: Dra. as pessoas que estão positivando nesta quinta-feira (6), são exatamente pessoas que tiveram contato com pessoas positivas no ano novo?
Dra. Daiani: As pessoas que estão positivando nesta quinta-feira dia 6, de um modo geral, são pessoas que tiveram contato com pessoas positivas, aglomeradas nas festividades de final de ano novo, Natal, confraternizações e principalmente Ano Novo. Outras que estão positivando são pessoas que trabalham no comércio ou estão trabalhando em diversos setores de linha de frente e que também estão positivando.
Alô: Quais são os sintomas do Covid-19?
Dra. Daiani: Os sintomas são inespecíficos, vai de pessoa a pessoa, temos pacientes assintomáticos que estão com a doença, mas temos pacientes que vão a óbito. São Sintomas gripais como febre, dor no corpo, diarreia, dor de cabeça, dor abdominal, tosse seca, falta de ar, congestão nasal, coriza, perca de olfato e de gosto.
Alô: Como funciona a janela de sintomas para pessoa saber se pode estar com Covid-19?
Dra. Daiani: O vírus já sofreu mutação, então hoje trabalhamos conforme a janela de sintomas, que funciona de 4 dias para conseguirmos fazer o teste e, assim, se a pessoa tiver com o vírus, vai dar positivo. Se fizermos antes dessa janela a chance do resultado dar falso negativo é muito grande.
Alô: Caso o teste dê positivo o que a pessoa deve fazer?
Dra. Daiani: Procurar um pronto atendimento. Se estiver com sintomas, será medicado e encaminhado para isolamento de 14 dias para a pessoas que positivou e todos que moram na mesma casa que ela.
Alô: O pós covid-19 existe? O que seria? Quem procurar?
Dra. Daiani: O pós- covid é uma síndrome que existe após a fase aguda dos 14 dias em que a pessoa está infectada e retrata diversos sintomas que persistem durante meses no paciente e até anos. Depende muito de paciente a paciente e de sua resposta durante o tratamento. O paciente pode ter comprometimentos neurológicos, dermatológicos, motores, respiratórios e imunológicos, o tratamento é individualizado.