Uma noite festiva marcou o início das comemorações dos 50 anos de fundação da Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas, no Sul de Minas. A solenidade realizada no Hotel Nacional Inn, na última terça-feira (25), data exata que marca as cinco décadas da instituição, reuniu diretores, professores, alunos e servidores que fizeram parte da história da AME.
O Hino Nacional foi executado pelo Quarteto de Sopros da Polícia Militar. A cerimônia de homenagens também contou com a participação da Orquestra de Cordas do Conservatório, sob a regência do maestro Rafael Sisti e da Banda Wet Sun, sob a liderança do músico Carlos José de Oliveira Costa. Cristais comemorativos foram entregues a ex-presidentes, diretores e secretários. Representantes de ex-professores, alunos e profissionais que atuaram na AME também receberam homenagens.
“Ao longo desses 50 anos, a Autarquia prestou relevantes serviços na área da Educação em nossa cidade, beneficiando também a região. Queremos agradecer a todos aqueles que tiveram a visão de desenvolver o ensino superior no município, ainda na década de 60. Na pessoa do Monsenhor Trajano Barroco e do Padre Adelmo Arantes Rosa, gostaria de homenagear todos os pioneiros, todos aqueles homens e mulheres, professores, alunos e funcionários que acreditaram que o ensino superior em Poços de Caldas poderia ter frutos preciosos”, ressaltou o diretor executivo da instituição, Carlos Roberto de Oliveira Costa.
O vice-prefeito Júlio César de Freitas representou o prefeito Sérgio Azevedo na solenidade. “Ensinar é um exercício de imortalidade”, iniciou o vice-prefeito, citando o educador e escritor Rubem Alves. Ele destacou a relevância da Autarquia Municipal de Ensino e o enorme impacto que a instituição teve e tem na vida de seus alunos ao longo dos anos. “Estamos honrados e jubilosos para que esses 50 anos se multipliquem e que a Autarquia continue se eternizando na vida de Poços de Caldas”, celebrou.
Fundada oficialmente em 25 de abril de 1973, a Autarquia Municipal de Ensino foi forjada a partir do sonho de seu fundador Monsenhor Trajano Barroco e de cofundadores, como Padre Adelmo Arantes Rosa, além de diversos nomes ligados à Educação de Poços de Caldas, que ousaram concretizar a educação superior no município, desde 1965, com a Faculdade Municipal de Filosofia, Ciências e Letras.
“A Autarquia surgiu quando a Faculdade de Filosofia atravessava dificuldades e a cidade precisava de mais escolas. O que eu acho de mais importante é que a autarquia continuou o trabalho da Fafi e, além do mais, possibilitou novos horizontes para o ensino superior. Muita gente só veio a estudar depois que tivemos o curso superior aqui em Poços”, contou o professor Gaspar Eduardo de Paiva Pereira, em depoimento para o vídeo comemorativo produzido especialmente para celebrar os 50 anos da Autarquia Municipal de Ensino.
Conquistas
Entre as diversas conquistas da Autarquia Municipal de Ensino estão a Lei 4.676, que dispõe sobre a criação e concessão de bolsas de estudo restituíveis aos alunos de baixa renda, em 1990; o convênio visando ao desenvolvimento de serviços técnicos nas áreas de Engenharia Civil, Ciências Administrativas, Contábeis, Humanas e outras, em 94; a cessão de imóvel e a doação de terreno para a Sociedade Mineira de Cultura, entidade mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas, em 1996 e o convênio com a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, para implantação do curso de Pedagogia.
“A minha alegria é muito grande porque tenho uma gratidão imensa pelo Monsenhor Trajano Barroco. A plantinha que ele colocou no solo frutificou. Nós temos a PUC e a UEMG como consequência da Autarquia e a AME vivendo o seu papel na nossa sociedade”, destaca a secretária municipal de Educação e presidente do Conselho Curador da Autarquia, Maria Helena Braga.
Desde 2017, a AME tem atuado na oferta de capacitações visando ao desenvolvimento profissional dos servidores públicos municipais, atuando no aprimoramento constante do serviço público em âmbito local, por meio do Projeto Ações e Noções. “Devo muito à Autarquia porque, antes, para estudar era necessário sair da cidade e a gente não tinha condições. Foi um caminho maravilhoso que continua a ser seguido”, pontua a supervisora pedagógica da AME, Silvana Maria Jacinto.
Desde 2022, a instituição tem atuado também na Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, por meio do Método Dom Bosco. Além disso, a equipe trabalha para que, em breve, a Autarquia Municipal de Ensino se transforme em Escola de Governo do município de Poços de Caldas, em consonância com as novas demandas que se apresentam.
As comemorações dos 50 anos da Autarquia Municipal de Ensino tiveram início na última terça-feira e seguem durante todo o ano. Acompanhe o vídeo institucional comemorativo dos 50 anos da Autarquia Municipal de Ensino, com produção de Rodrigo Alves e redação de Carolina Barbosa. A logomarca comemorativa foi desenvolvida por Carlos Eduardo de Oliveira Costa e gentilmente cedida para uso na programação.
*Informações Prefeitura Municipal.