A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Civil Municipal, vai intensificar o trabalho da Ronda Escolar nas unidades de educação do município de Poços de Caldas, no Sul de Minas, para fortalecer ainda mais a operação de Proteção Escolar, lançada nesta segunda-feira (10), pela Polícia Militar de Minas Gerais.
O objetivo é prevenir e coibir qualquer ato de violência dentro e nas imediações das escolas, visando atuar na sensação de segurança de toda a comunidade escolar e da população, de forma geral.
Ontem (10), no dia do lançamento da campanha lançada pela PMMG, quatro adolescentes foram apreendidos na Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, na Vila Cruz, zona Oeste da cidade, todos menores de 14 anos e portando facas e canivete. Um perfil chegou a ser criado no Instagram para anunciar um “massacre” na escola.
“A GCM vai intensificar e ampliar as ações voltadas para manter o ambiente escolar em segurança no município de Poços de Caldas, prestando apoio à Polícia Militar, às equipes gestoras, profissionais da Educação, estudantes e famílias”, destaca o secretário municipal de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria.
Além disso, as Forças de Segurança vêm atuando, de maneira conjunta, no serviço de inteligência e monitoramento de possíveis movimentações no mundo digital, inclusive nas redes sociais. Os casos registrados em duas escolas da cidade (um na semana retrasada e outro nesta segunda-feira) seguem sendo monitorados e todas as providências cabíveis já foram tomadas, com o acionamento das Forças de Segurança, Conselho Tutelar e famílias.
Para evitar o chamado “efeito contágio”, que estimula novos casos, as Secretarias Municipais de Educação, Defesa Social e Comunicação Social contam com a colaboração da sociedade e da imprensa local e regional, no sentido de informar sem causar pânico. Na última semana, grandes veículos de alcance nacional anunciaram mudanças na forma de noticiar casos de violência no ambiente escolar.
*Com informações da Prefeitura Municipal e PMMG.