Cidade celebra pela primeira vez o Dia Municipal da Pessoa em Situação de Rua
“Em que rua você mora?”. Uma pergunta simples, frequentemente presente nos diálogos cotidianos, mas que ganha novos contornos e perspectivas quando relacionada às pessoas em situação de rua. “Em que rua você mora?” será o tema da campanha que reúne diversas ações referentes aos direitos dessa população na “Semana de Luta da Pessoa em Situação de Rua” que acontece na próxima semana, de 15 a 19 de agosto, respectivamente, de segunda a sexta-feira, em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais.
A rede de atendimento à pessoa em situação de rua de Poços de Caldas – Rede Pop – está mobilizada para as ações alusivas aos direitos dessa população, especialmente na semana de 15 a 19 de agosto, quando será celebrado pela primeira vez o Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua. A programação conta com atividades de autocuidado, exposição fotográfica, apresentações culturais e até mesmo uma olimpíada entre os usuários dos serviços ofertados pela Rede POP.
Data
O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é celebrado em 19 de agosto e foi instituído em referência ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo/SP.
Neste ano, pela primeira vez, Poços de Caldas conta também com o Dia Municipal de Luta da População em Situação de Rua, a partir da publicação da Lei 9.540, sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo no dia 28 de dezembro de 2021. Com isso, a data passa a constar no Calendário Oficial de Eventos Turísticos, Culturais e Desportivos do Município de Poços de Caldas.
Anualmente em 19 de agosto, o Poder Público, instituições de ensino e organizações sociais deverão realizar, promover e apoiar eventos que visem à conscientização sobre a luta da população em situação de rua, inclusive firmando parcerias para a promoção de atividades alusivas à conscientização e atenção sobre o tema.
Em Que Rua Você Mora?
Para 2022, representantes de instituições sócioassistenciais e servidores envolvidos nos diversos serviços ofertados à população em situação de rua pensaram coletivamente em uma temática para a ação: Em que rua você mora? “Necessariamente, qualquer pessoa vai responder que reside em alguma rua. Queremos propor uma reflexão sobre em que ruas este público mora, qual é a história por trás e o que tem para além deste ‘estar nas ruas’”, explica a psicóloga da Proteção Social Especial, Klara Julia do Lago Silva.
A Política Nacional para a População em Situação de Rua, instituída pelo Decreto nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009, define a população de rua como “o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória”.
Programação
15/08 – segunda-feira
Dia de autocuidado
Horário: 9h
Profissionais maquiadores, barbeiros, manicures e cabeleireiros voluntários estarão nas instituições para atendimento gratuito aos usuários dos serviços.
16/08 – terça-feira
Exposição fotográfica “Em que rua você mora?”
Horário: 14h
Local: Câmara Municipal
48 fotos com o olhar dos atendidos nos serviços Casas de Passagem Travessia, Trilhar, São Egídio, Abrigos Casa Viva, Reviver e Centro Pop.
17/08 – quarta-feira
Reunião – Pop Rua
Realização de reunião entre os serviços que atendem o público em situação de rua.
Horário: 14h
Local: Secretaria de Promoção Social.
18/08 – quinta-feira
Olimpíadas POP RUA
Horário: das 8h às 11h30
Local: Bairro Santa Rosália
Rua Doutor Anthenor Damini, 153 (Campo de futebol do bairro).
19/08 – sexta-feira
Encerramento oficial “Em que rua você mora?”
Horário: das 13h às 17h
Local: Parque Municipal Antônio Molinari
Com apresentações musicais.
*informações Secom Prefeitura