Poços de Caldas vai sediar o Campeonato Sul-Americano de Cross Country, em 22 de janeiro de 2023 com aproximadamente 250 atletas de alto rendimento e mais de 13 países presentes.
A informação foi confirmada pelo presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, que participa da Assembléia da Federação Sul-Americana nesta segunda-feira (12), na capital paulista.
A Assembleia é conduzida pelo presidente da Sul-Americana, Hélio Gesta de Melo, e conta com a participação do presidente da World Athletics, Sebastian Coe, que chegou a São Paulo na última sexta-feira e acompanhou o Campeonato Sul-Americano Sub-18, encerrado neste domingo, no Centro Olímpico, em São Paulo. Hélio disse que ficou feliz com a presença de 12 dos 13 presidentes das federações da área e do dirigente máximo do atletismo mundial em São Paulo.
No início do mês, a Confederação Brasileira de Atletismo, a convite da secretaria de Esportes, esteve em Poços de Caldas para uma reunião com prefeito e equipe para conhecer a estrutura da cidade e possibilitar novos eventos esportivos.
Em fevereiro de 2022, Poços de Caldas, recebeu uma das etapas regionais da Copa Brasil de Cross Country e segundo o presidente, Wlamir Motta Campos foi um sucesso o que aproximou ainda mais a Confederação e o município.
O prefeito, Sérgio Azevedo, ressalta que Poços de Caldas é a maior cidade do Sul de Minas e está preparada para eventos dessa magnitude. “Estamos muito felizes em saber que fomos a cidade escolhida, ainda mais nos 150 anos de Poços de Caldas. Estamos trabalhando para sermos a capital do Esporte, com locais estruturados, reformas nos ginásios, além de investimentos em projetos esportivos em todo o canto da cidade. Mais uma vez, Poços de Caldas será destaque mundial e vamos promover um grande encontro entre os atletas Sul-Americanos”.
Cross Country
O cross country é muito comum nos Estados Unidos, onde é realizado por equipes. Os corredores precisam vencer distâncias normalmente longas em terreno com obstáculos, naturais ou não.
O percurso é realizado em parques, bosques, canaviais com subidas, descidas e alguns obstáculos.