Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 02, uma discussão sobre o atendimento humanizado em emergências de casos em saúde mental.
Durante a discussão foram abordados temas como, abordagem aos surtos psicóticos, tentativas de auto-extermínio, depressão e crises.
A Coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Cristina Gadelha Navarro Vieira destacou a intenção da discussão. “Hoje estamos dicutindo e agregando conhecimentos para estabelecermos o fluxo do atendimento em REDE/parceria.”
A Coordenadora de enfermagem do SAMU, Rosimar Spinelli Sargaço Pinheiro Costa falou sobre a iniciativa de promover essa discussaõ. “Após voltarmos de uma capacitação promovida pelo Ministério da Saúde em Brasília, vimos a necessidade de alinharmos o atendimento aos pacientes de saúde mental, sobre quem irá fazer a contenção do paciente. Marcamos uma reunião inicial com representantes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Militar que resultou em um treinamento que será realizado na próxima semana.”
Participaram do momento a equipe de Saúde Mental (Caps Ad, Caps 2 e Caps i), SAMU Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas MG.
Na próxima semana haverá uma capacitação para as equipes direcionada para a rede de assistência.
*Com informações de Prefeitura Municipal de Poços de Caldas