As tradicionais charretes com tração animal são uma questão discutida há anos em Poços de Caldas (MG). A principal questão divide opiniões entre os que defendem o fim da exploração animal, e os que se preocupam com o meio de renda e realocação dos charreteiros no mercado de trabalho. Em coletiva de imprensa realizada na Prefeitura nesta segunda-feira (6), o prefeito Sérgio Azevedo (PSBD) declarou que as charretes tradicionais serão substituídas por carruagens elétricas, inspiradas na época de Dom Pedro II.
De acordo com o prefeito, o prazo para readequação das charretes ao novo projeto será em 4 de outubro de 2022, “A partir desta data as charretes passam a ser elétricas, na data em que se comemora o dia de São Francisco de Assis, Santo protetor dos animais, uma data significativa. O prazo é curto, e a decisão é inédita no Brasil, queremos que o transporte de charrete seja atrativo, mas não como é hoje.”
A ideia é que a carruagem seja um carro elétrico, porém com a roupagem e elegância de uma carruagem. Além disso, na proposta também ficou definido que os charreteiros serão remanejados para dirigirem essas carruagens elétricas, para que não fiquem desempregados.
O prefeito também destacou a referência a Dom Pedro II, “Escolhemos Dom Pedro II porque ele é a maior personalidade que tivemos na nossa cidade e que tem a ver com a nossa história, e junto com essa história mandaremos para a Câmara a criação da Comenda Dom Pedro II, destinada a homenagear personalidades da cidade e de fora, entrega sempre em 06 de Novembro, aniversário da cidade”.
A coletiva contou com a presença dos vereadores e secretários da cidade, toda imprensa regional e também com representantes da PUC Minas.
Excelente notícia 👏🏼👏🏼