Segundo a polícia, o dinheiro era lavado através de “complexa engenharia financeira”.
Agentes do Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) apreenderam nesta sexta-feira (7) R$ 1 milhão em espécie. A quantia foi apreendida durante as investigações conjuntas de uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro oriundo de diversas infrações penais anteriores, especialmente estelionatos e furtos mediante fraude, tais como golpes do PIX e de clonagem de Whatsapp.
Segundo a polícia, o dinheiro era lavado através de “complexa engenharia financeira”. São apuradas ainda possíveis envolvimento de outras organizações criminosas de crimes antecedentes tais como fraudes à licitações de diversos municípios e sonegação/fraudes fiscais.
As diligências contaram com o auxílio de informações da unidade de inteligência financeira e de setores de compliance bancários, apontando para a “existência de um sofisticado sistema de movimentações financeiras de empresas de fachada e utilização de pessoas interpostas ‘laranjas’ para transferência e saque de altos valores em espécie na grandeza de dezenas de milhões de reais”.
Suspeitos foram conduzidos e ouvidos pela polícia. O valor em espécie apreendido foi contabilizado e depositado em conta judicial para garantia de ressarcimento à vítimas.
As investigações prosseguirão em sigilo para identificação dos demais envolvidos.
Polícia do RJ apreende R$ 1 milhão — Foto: Reprodução