Em resposta encaminhada ao Legislativo Municipal de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, o chefe do Executivo, prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), ao Requerimento dos vereadores Lucas Arruda e Tiago Braz, ambos do partido Rede e Sustentabilidade, confirma, nas entrelinhas, que o Município não tem os recursos para a construção do Hospital do Câncer, conforme estabelecido no Termo de Fomento nº 013/2022, assinado entre a Administração Municipal e o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas no dia 30 de março deste ano.
No Requerimento os vereadores pedem que sejam encaminhadas “informações, tal como o número da emenda parlamentar anunciada, que destina recursos para a construção do Hospital do Câncer”, isso porque, quando o Termo foi assinado e feito o anúncio da construção da unidade de saúde, também foi destaca a verba que viria através de emenda parlamentar do senador Alexandre Silveira de Oliveira (PSD), mesmo partido ao qual o ex-secretário de Governo, Celso Donato, se filiou, depois de deixar o PSDB do qual era presidente municipal, com a intenção de ser candidato a deputado federal nas eleições gerais deste ano.
Veja a resposta oficial na íntegra:
Na resposta enviada pelo prefeito Sérgio Azevedo, de forma “curta e grossa” e sem qualquer explicação do que está acontecendo, o chefe do Executivo diz: “Tão logo o Senador Alexandre Silveira de Oliveira disponibilize as informações detalhadas da referida emenda ao Executivo, elas serão encaminhadas a essa Casa de Leis”.
Tal situação não é novidade para o Alô Poços, que já havia denunciado a falta dos recursos para tal obra – recorde através do link denuncia-pela-3a-vez-anuncio-da-construcao-hospital-do-cancer-e-feito-baseado-em-promessa – e, neste aspecto, vale noticiar que, sequer, existe a proposição desta emenda por parte do senador.
Na ocasião da denúncia feito pelo Alô Poços, a Assessoria do senador informou que “houve um ‘compromisso’ do senador com o prefeito Sérgio Azevedo e sua equipe em destinar R$ 10 milhões para a construção do Hospital do Câncer em Poços de Caldas. Contudo, a emenda não foi apresentada formalmente e aguarda abertura de prazo para que a mesma seja apresentada e incluída no sistema, informando que isso ocorrerá somente em julho”. Ocorre que, no próximo mês, o Congresso estará em recesso e, na sequência, ocorrem as eleições. Ou seja, o assunto pode estar fadado a, quem sabe, ficar para o próximo ano e, na prática, os prazos previstos no Termo de Fomento para a construção estarão comprometidos.
Veja, na íntegra, o documento/resposta encaminhado pelo prefeito Sérgio Azevedo ao Legislativo poços-caldense: