O famoso e renomado nacionalmente jornalista poços-caldense Luís Nassif usou as redes sociais para criticar o prefeito de Poços de Caldas, no Sul de Minas, Sérgio Azevedo (PSDB), neste domingo, 06, dia em que a cidade comemorou 150 anos. A razão foi a censura à fala de Nassif na exibição do Filme “Para Sempre Poços de Caldas”, lançado oficialmente ontem.
Na publicação, Nassif escreveu: “Dediquei dois livros à minha cidade, Poços de Caldas. Recentemente, dei depoimento para documentário sobre a cidade. O prefeito bolsonarista Sérgio Azevedo (que nem conheço) ordenou ao diretor que editasse o filme e retirasse meu depoimento. O lançamento foi hoje”.
Veja a postagem do jornalista no Twitter, onde ele possui 385.557 seguidores. O caso foi caso foi revelado pela Onda Poços e confirmado pela reportagem do Alô Poços, que entrevistou o produtor do filme, Bruno Benetti. Os jornais Folha de São Paulo, Jornal GGN e o Portal UOL fizeram matéria sobre o caso.
Entenda o caso
De acordo com o produtor Bruno Benetti, três dias antes do lançamento, na quinta-feira,03, o secretário municipal de Governo e Comunicação, Paulo Ney de Castro Júnior, a pedido do prefeito Sérgio Azevedo, chamou o produtor na Prefeitura e colocou como condição para que o filme fosse exibido no aniversário da cidade o corte da fala do jornalista Luís Nassif.
De acordo com Bruno, na conversa, o secretário perguntou se ele não sabia do desentendimento do Prefeito Sérgio Azevedo com o jornalista. Bruno disse que não sabia e tentou reverter a questão, pois a produção e a exibição do filme teria sido acordadas há um ano e meio. Contudo, se não aceitasse a condição imposta por Sérgio Azevedo, o filme não seria exibido no aniversário da cidade.
“Fiquei estarrecido e muito chateado. O filme não fala sobre política, é sobre as pessoas, a cidade, um filme de Poços de Caldas, uma produção de um ano e meio. Saí de lá (da reunião na Prefeitura) e fiquei me perguntando: Como vou dar a notícia para o Nassif? Como vou falar com a equipe desse corte? É um desrespeito com todos, com o Nassif, com a equipe, com a cidade”, comentou Bruno ao Alô Poços.
Bruno explicou que a edição do filme e do trailer teve que ser editado em 24 horas, um trabalho gigantesco, pois o filme é acessível, tem Libras, e a retirada de um trecho interfere em todo o material.
“A fala do Nassif no filme é sobre o crescimento da cidade, o desenvolvimento. Não há nada de mais e nem fazia qualquer crítica ao prefeito”, afirmou.
Ainda de acordo com o produtor, o depoimento do jornalista Luis Nassif será mantido no filme. “A edição foi apenas na exibição no aniversário da cidade e será mantida em outras datas agendadas.
Posição da Prefeitura
A reportagem do Alô Poços entrou em contato com o secretário municipal de governo e Comunicação, Paulo Ney de Castro Júnior, sobre a posição do prefeito Sérgio Azevedo.
Em nota, o secretário explicou que “O depoimento dele não foi retirado do filme, até porque o filme não é da Prefeitura, ele foi retirado da apresentação durante a cerimônia de condecoração pelos 150 anos da cidade, por ser de entendimento da administração que ele não merecia este destaque”.
Palestra promovida pela própria Prefeitura em 09/04/22, com o jornalista, teve matéria da Própria Prefeitura de Poços de Caldas destacando a notoriedade de Nassif, em certo trecho, a matéria publicada no site da Prefeitura na mesma data.
Veja a publicação: