Material descartado foi doado pelo governo estadual sem solicitação da Secretaria Municipal de Saúde e sem custo algum para o Município
Há poucos instantes, antes das 20h30 desta quinta-feira, 12, a Administração Municipal de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou um Informativo sobre o descarte de material hospitalar no lixo próximo à Policlínica, denunciado nesta tarde pelo vereador Diney Lenon (PT) em vídeo nas redes sociais.
De acordo com o divulgado agora à noite, “a Secretaria de Saúde informa que, os materiais de procedimentos que foram descartados próximo à Policlínica Central, são produtos advindos de doações realizadas pelo Governo do Estado de Minas Gerais, sem solicitação da Secretaria Municipal de Saúde, e naturalmente sem custo algum para o Município”.
O comunicado salienta que “o município recebeu essa doação em 2017 e devido aos lotes estarem vencidos, o descarte foi realizado”, justificando que, “por não estarem usados, o descarte em lixo comum é permitido, por não oferecer nenhum risco de contaminação”.
O Informe finaliza pontuando que “atualmente, em Poços, não está cadastrado nenhum paciente que faz utilização das bolsas de urostomia deste modelo. E os pacientes que fazem uso de outro modelo são plenamente atendidos”.