A Prefeitura Municipal de Poços de Caldas está intensificando o trabalho de limpeza e atendimento a ocorrências causadas pelas fortes chuvas. As equipes estão trabalhando em várias frentes, em ações de limpeza e retirada de árvores, identificação de danos e reparos, uma ação conjunta entre as secretárias de Obras, Serviços Públicos, DME e Defesa Social.
A Defesa Civil também faz avaliação de problemas mais graves, como destelhamento e queda de muro.
Entre as principais ocorrências registradas pela Defesa Civil pelo menos oito pessoas ficaram desalojadas. As vítimas pertencem a duas famílias que moram nos bairros São José e Santa Augusta. Elas foram encaminhadas para a casa de familiares.
A secretaria de Serviços Públicos registrou queda de árvores em diversos pontos da cidade: como nos bairros Centenário, ruas Rio Grande do Sul, Expedicionários, Xavante, avenida Antônio Emídio de Rezende, Jardim Country Clube e avenida do Contorno. Na rua Senador Salgado Filho, próximo ao Parque Municipal, teve queda de várias árvores grandes por toda a avenida.Na rua Umbelino Costa Lucas, parte do telhado de uma casa caiu na rede elétrica.
Já na avenida João Pinheiro, uma árvore caiu em cima de um carro com duas pessoas, mas somente o veículo sofreu danos, os ocupantes não tiveram ferimentos. Na rua Umbelino Costa Lucas, parte do telhado de uma casa caiu na rede elétrica. Apesar do ocorrido, ninguém ficou ferido.
Os motoristas precisaram reforçar a atenção para desviar dos galhos que estavam no chão. Alguns trechos de ruas foram parcialmente interditados até a retirada dos galhos.
A secretária de Obras e Serviços Públicos realizam a limpeza de bocas de lobo que estão cheias de restos de árvores e materiais de construção, limpeza de vias e também pequenos reparos em locais que foram atingidos.
Previsão de mais chuvas
O INMET publicou um alerta para tempestades no estado, com término previsto ao final do dia, 07. O alerta informa chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Orientações da Defesa Civil durante a chuva:
-Evite trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
-Se você for surpreendido dentro do carro por uma inundação, abra os vidros, suba no teto pela janela, peça socorro e se possível ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193);
-Se você mora ou trabalha em áreas sujeitas a inundação, coloque seus móveis e estoques em lugares altos;
-Não utilize alimentos e água atingidos pela inundação ou pelo alagamento;
-Não fique ou deixe crianças na enxurrada, pois podem ser arrastadas e se afogarem.
-Mantenha equipamentos elétricos distantes da água. Não os toque e nem os use caso tenham sido molhados ou estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico;
-Não se abrigue ou estacione o seu carro debaixo de árvores, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes;
-Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados;
-Coloque objetos em lugares que não caiam com a ocorrência de ventos fortes;
-Se você observar aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água, ligue imediatamente para a Defesa Civil (199);
-Dirija com segurança na chuva. Verifique os limpadores de para-brisas, faróis, lanternas, luzes de freio e pneus. Evite frear bruscamente e dar “golpes na direção” para reduzir o risco de aquaplanagem. Deixe um espaço de segurança entre você e o veículo da frente;
-Durante as tempestades com raios, retire os aparelhos elétricos das tomadas e não se exponha a superfícies condutoras. Se estiver na rua, não permaneça em áreas descobertas. Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas e evite topos de morros e prédios.
Os telefones para acionar a Defesa Civil são: 193, 199, 153 ou o 3697-5017