As fontes foram desligadas durante a pandemia e houve depredação no local com furto de diversas peças
A Prefeitura de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, revitalizou o Complexo Aquático “Vereador Eduardo de Paiva”, localizado na rotatória em frente à Câmara Municipal e aos fundos das Thermas “Antonio Carlos”. Após quase um ano sem funcionar, devido a atos de vandalismo, foi criada uma força-tarefa que incluiu a Secretaria Municipal de Turismo e o Departamento Municipal de Água e Esgota (DMAE) para colocar o complexo em funcionamento novamente.
Em função da pandemia, período em que as fontes foram desligadas, houve depredação no local e furto de diversas peças, como as hastes do globo, fiação, peças da iluminação e também das bombas, responsáveis pelos jatos de água que compõem o fontanário e encantam moradores e turistas.
Para retomar o funcionamento, foi necessária a compra de quatro novas bombas, adquiridas pelo município com o auxílio da contrapartida do evento Poços Classic Car. Por outro lado, a equipe técnica do DMAE trabalhou na recomposição das estruturas de toda a tubulação. A parte elétrica ficou a cargo de empresa contratada para manutenção dos fontanários ligados aos equipamentos turísticos.
Houve ainda uma limpeza geral da fonte, com o esgotamento de toda água, limpeza com retirada de lodo e impermeabilização. A estrutura da fonte, construída em concreto, não permite pintura, para que sejam preservadas as características originais.
*informações Secom Prefeitura